A pedagoga da escuta, por Chico Machado.

Penúltimo sábado da Sexta Semana do Tempo Comum.

Francisco (Chico) Machado. Missionário e escritor.

O tempo de Deus (Kairós) vai se fazendo dentro de nós e na história do cronos humano. Deus se manifestando em nossas vidas nas suas multifacetadas formas. O Deus que é amorosidade, ternura e compaixão, vindo até nós na pessoa do Filho, nos fazendo enxergar a manifestação da realidade dos outros filhos e filhas que fazem parte conosco da grande família humana que somos.

Um sábado chuvoso aqui pelas bandas da capital matogrossense. Foi assim a noite toda, adentrando também a manhã, com São Pedro aproveitando para dar o seu “grito de carnaval”. Um frio atípico para esta etapa do ano desta “Cuiabrasa”.

A odisseia que se transformou a minha viagem para chegar até aqui, desviou o pensamento e acabei me esquecendo de trazer presente ontem a memória do meu saudoso conterrâneo, Darcy Ribeiro (1922-1997). No dia de ontem, ele virou um encantado, realizando a sua páscoa. Antropólogo, historiador, sociólogo, escritor, Darcy fez história, sobretudo em meio aos povos indígenas, na sua luta incansável de nos fazer pensar e escutar a realidade. Contribuiu enormemente para o pensamento brasileiro.

Darcy Ribeiro, um homem à frente de seu tempo. Sua vida fala por si, muito embora ele mesmo tenha dito em letras garrafais: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.

Somos seres comunicantes, dizia-nos Paulo Freire. Aprendentes e ensinantes simultaneamente. Darcy, um dos “freireanos” mais ilustres que tive o prazer de conhecer. Através dele, com seus escritos, passei a enxergar a realidade dos povos indígenas com o olhar antropológico. Uma viagem sem volta ao mundo dos saberes ancestrais, fazendo da causa indígena o meu jeito de ser.

Somos seres da fala. O nosso ser racional nos leva ao universo do pensamento. Se todos os seres da natureza somos comunicantes, o humano que há em nós, nos faz pensantes. Todavia, o desafio maior do nosso ser pensante, é exercer com eficácia a pedagoga da escuta. É desta forma que a liturgia deste sábado nos provoca, motivando-nos a conjugar a escuta em todos os tempos verbais.

Hoje o evangelista Marcos nos coloca no cenário da transfiguração de Jesus. Uma teofania que nos faz antecipar a Ressurreição do Senhor. Deus mesmo se fazendo presente, juntamente com Elias e Moisés, tendo por testemunha a presença de Pedro, Tiago e João. Mais do que enxergar a realidade teofânica da transfiguração, eles são desafiados a exercer a escuta atenta: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” (Mc 9,7)

Escutar a voz de Deus é escutar a nossa voz interior. Escutar a voz que vem do coração. Escutar a voz interior é escutar a manifestação de Deus que se faz presente na história dos filhos seus. A voz de Deus nos falando através do clamor dos empobrecidos. Esta voz de Deus mostra que, daqui por diante, Jesus é a única autoridade. Todos os que ouvimos o convite de Deus e seguimos a Jesus até o fim, começamos desde já a participar da sua vitória final, quando também com Ele haveremos de Ressuscitar.

Pedro Dias

Recent Posts

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

3 dias ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

4 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

6 dias ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

7 dias ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

1 semana ago

A Encarnação do Verbo (Chico Machado)

Sexta feira da Terceira Semana da Páscoa. O tempo é pascal, mas o mês de…

1 semana ago