Reflexões Bíblicas

Amor como essência humana (Chico Machado)

Quinto Domingo da Páscoa. O tempo cronológico segue passando veloz. Diferente do tempo de Deus (Kairós), que se faz no aqui e agora de nossa história, vamos trilhando os passos, adentrando no projeto libertador que Jesus inaugurou no meio de nós. O kairós se fazendo na nossa cronologia histórica, oportunizando-nos experimentar Deus nos meandros de nossa existência. Deus é amor e a essência deste se faz em nossa essência humana.

18 de maio. Neste 138° de nosso calendário, estamos vivenciando os 10 primeiros dias do pontificado de Robert Francis Prevost, 69 anos, 267° Papa da história da Igreja, que adotou o nome de Leão XIV. Cada dia vamos desenhando o seu perfil, acreditando ainda no legado de Francisco, que precisa ser continuado. Uma das primeiras frases ditas pelo novo pontífice, tem tudo a ver com a temática que o texto do evangelho de hoje nos traz: “Deus nos ama. Deus ama a todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Sem medo, juntos e de mãos dadas com Deus, prossigamos.”

Apesar de estar em meu período de convalescença da cirurgia de catarata, aproveitei do frescor da manhã e do Sol ainda despertando, para rezar com o nosso eterno pastor Pedro. A manhã estava lindíssima, digna de um cartão postal, tanto que não resisti a tentação, e fiz o registro com a câmera do celular. Pedi a intercessão de Pedro por todos nós, sobretudo pelos caminhos tortuosos pelos quais andam algumas lideranças de nossa Igreja. Pedro, diferenciado que era, viveu de forma simples, expressando desta forma o seu jeito pastor: “Teu báculo será a verdade do Evangelho e a confiança do teu povo em ti”.

Deus é amor! O Filho é amor em pessoa! Jesus é a essência deste amor de Deus. Não falou apenas do amor, mas viveu em tudo esta relação de amorosidade entre Pai e Filho. Não vivia este amor apenas como um sentimento interior, mas deixou transparecê-lo em todas as suas ações e gestos concretos de amorosidade. Este é também o desafio que devemos encarar como forma de viver a fé, nas entrelinhas de nossa existência, de relações de amorosidade que devemos construir entre nós. Quem não vive este amor em profundidade, trai a sua essência de ser enquanto ser, como obra perfeita do Criador.

“Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros”. (Jo 13,34) Jesus”dando a letra” (como costuma dizer a nossa juventude), para o seu discipulado. Simples assim: amar como Jesus amou. Amar a Deus, amar a si mesmo, amar o outro que está ao meu lado. Não existe uma relação vertical nossa com Deus, sem primeiro passar pela nossa relação horizontal com os irmãos. Amar este irmão é muito mais do que olhar para ele com “boas intenções”. Requer um compromisso de causa na caminhada com este.

“A medida do amor é amar sem medida”, afirmava sabiamente Santo Agostinho. Este “mandamento novo”, que Jesus hoje nos traz, supera todos os outros mandamentos. Deus e nós, somos inseparáveis. Somente amando-nos mutuamente que amaremos a Deus. Em Jesus, Deus se fez presente em nossa história, tornando-nos intocáveis. Tal mandamento novo gera uma sociedade nova, oportunizando-nos uma alternativa de vida digna e liberdade perante a morte e a opressão, que insiste prevalecer pelas forças do mal. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. (Jo 13, 35)

Luiz Cassio

Recent Posts

casa esquina da rua Vera Cruz com a rua Aquilino Vidal. (Thozzi)

Nestes últimos dias alguém postou, no Facebook ,uma foto "daquela casa" esquina da rua Vera…

1 dia ago

Converter é preciso (Chico Machado)

Terça feira da Décima Quinta Semana do Tempo Comum. Festa na Igreja Católica. Hoje a…

1 dia ago

Próximo, próximo! (Chico Machado)

Décimo Quinto Domingo do Tempo Comum. Uma manhã fria para os padrões aqui do Araguaia.…

2 dias ago

IMAGENS DE LONGE, NAVEGAÇÃO E O VOO ALÉM HORIZONTE SONHADO (NELSON PEIXOTO)

Gisele B. Alfaia POR PEDAGOGIA NO TRATO DA NATUREZA MORTA QUE NOS FALA DE AMOR…

2 dias ago

Não tenhais medo (Chico Machado)

Sábado da Décima Quarta Semana do Tempo Comum. Lembrando que o Tempo Comum na liturgia…

4 dias ago

As consequências da missão (Chico Machado)

Sexta feira da Décima Quarta Semana do Tempo Comum. Dia de festa na Igreja Católica.…

4 dias ago