Reflexões Bíblicas

Entre a caridade e a solidariedade (Chico Machado)

Segunda feira da 34ª Semana do Tempo Comum. Uma semana que se inicia e que também se descortina no horizonte de possibilidades para cada um de nós. Viver a vida na sua integralidade é viver buscando os sonhos de nossas realizações pessoais e comunitária. Ficar parado não existe para quem quer ver os seus sonhos realizados. Cada dia é um dia, em que vamos escrevendo a nossa historia no livro da vida. Os mais acomodados, preferem que os outros escrevam por si, mas isto não é o melhor caminho. Quem ama de verdade, e segue as diretrizes de Jesus, abre os olhos para a realidade e não age de forma alienada, diante dos acontecimentos da vida, sejam eles no campo da religião, na vida politica, social e econômica em que vivemos.

Abrimos a semana do pós Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que foi realizada em Belém, no Para nos dias 10 a 21 de novembro de 2025. Apesar do empenho de grandes lideranças mundiais e nacionais, confesso que não veremos grandes mudanças acontecerem, em relação às agressões que, sistematicamente vamos cometendo em relação à natureza. A ganância e o lucro farto dos grandes e poderosos continuarão acontecendo, no processo destrutivo que fazem acontecer na nossa “Casa Comum”. Viajando à Cuiabá, percebi isto a olhos nus, diante do grande desmatamento provocado pelo agronegócio. Não é à toa que o governador deste estado tem insistido em retirar o Mato do Grosso da região amazônica, para quem sabe, continuar o processo de terra arrasada e envenenamento total.

Vivemos numa sociedade estratificada, dividida em camadas hierárquicas, baseada nos critérios de riqueza, poder, prestígio, por um lado, e de outro, a pobreza, a falta de garantia dos direitos básicos educacionais, de moradia e trabalho remunerado dignamente. É esta força hierárquica, dos mais ricos e poderosos, que determina o modo de ser de nossa sociedade, que não condiz com o sonho de Deus para os filhos seus. Infelizmente esta força diabólica, está presente também num determinador setor da nossa Igreja que, além de promover uma evangelização midiática de alienação, se aliam aos poderosos, mantendo uma vida bem distante daquilo que Jesus pediu para os seus seguidores: “Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias…” (Lc 103-4)

Bem diferente a proposta de Jesus, que fica evidente no texto de Lucas que a liturgia nos reservou para esta segunda feira. Jesus está observando as pessoas depositando suas ofertas no tesouro do Templo. Estas doações eram depositadas em cofres específicos no “Pátio das Mulheres” e tinham diferentes destinações, como a construção, manutenção e suprimentos do Templo, além de ofertas de expiação ou de gratidão. Os ricos também iam ao Templo para fazer as suas “ofertas” em forma de ouro, prata e coisas de alto valor. Já os pobres tinham a opção de ofertar coisas de menor valor que, baseado na Lei Mosaica, podiam oferecer sacrifícios de menor custo, como alternativa aos animais maiores (bois, ovelhas ou cabras), que eram mais caros.

Naquele contexto descrevido por Lucas, Jesus observa uma viúva pobre, trazendo a sua oferta em forma de duas moedas pequenas. A cena é emblemática porque no tempo de Jesus, as viúvas eram mulheres em situação de vulnerabilidade, pois a sociedade as deixava desprotegidas econômica e socialmente, após a morte do marido. Muitas delas dependiam da caridade, dos parentes (como um pai ou filho adulto) ou de esmolas para sobreviver. Não obstante a sua situação precária, estas mulheres eram objeto de exploração das autoridades religiosas, que delas se aproveitavam, como os escribas, por exemplo.

Aquela pobre mulher dá tudo o que ela tem inclusive aquilo que era extremamente necessário para a sua sobrevivência. Esta situação nos faz pensar em dois conceitos opostos, mas que muitas pessoas não percebem: “caridade” e “solidariedade”. Caridade e solidariedade são termos relacionados à ajuda ao próximo, mas se diferenciam principalmente em sua perspectiva: a caridade é vista como uma ação mais vertical, onde um indivíduo ou grupo com mais recursos “ajuda” de forma pontual quem tem menos; já a solidariedade é uma abordagem horizontal, baseada no sentimento de fraternidade, igualdade e partilha, onde as pessoas são vistas como iguais e responsáveis umas pelas outras em um trabalho continuado em favor do bem comum. Eduardo Galeano tem uma frase significativa neste sentido quando diz: “A caridade é humilhante porque é exercida verticalmente, de cima para baixo; a solidariedade é horizontal e implica respeito mútuo”.

Enquanto os fariseus, saduceus, escribas e doutores da Lei exploram os pobres e as viúvas, roubando suas casas, uma viúva pobre deposita no Tesouro do Templo tudo o que possuía para viver. Ao elogiá-la, Jesus mostra que numa sociedade que acredita em Deus e segue os princípios e valores do Evangelho, precisa estabelecer relações que valorizem a vida humana em primeiro lugar, principalmente onde ela está sendo ameaçada. Sociedade de contrastes: os ricos e a viúva, a miséria e o supérfluo. O pouco da pobre viúva é tudo aos olhos de Deus, enquanto o muito dos ricos é simplesmente supérfluo e indesejado por Deus, no seu plano de amor solidário aos pequenos. Somente Deus vê o nosso coração e nos conhece profundamente. Sua relação com o outro é caritativa ou solidária? Fica a pergunta.

Luiz Cassio

Recent Posts

A Cristologia da Cruz (Chico Machado)

34ª Semana do Tempo Comum. Solenidade de Cristo Rei do Universo. Mais uma vez, a…

11 minutos ago

Eu Sou a Ressurreição (Chico Machado) Dr BH

Mi Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste sábado, a liturgia celebra a Memória…

14 minutos ago

A vontade do Pai (Chico Machado)

Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia 21 de novembro, a Igreja…

19 minutos ago

A vontade do Pai (Chico Machado)

Sexta feira da 33ª Semana do Tempo Comum. Neste dia 21 de novembro, a Igreja…

23 minutos ago

Fiquei meia hora lendo (THOZZI)

Acordei. Café da manhã. Fiquei meia hora Fiquei meia hora lendo mensagens no celular... mensagens…

30 minutos ago

feriado da Consciência Negra (THOZZI)

Hoje, feriado da Consciência Negra,me permiti dormir um pouco mais. Ao levantar achei a mesa…

33 minutos ago