Eventos

ERESER DE TIETÊ, 2025 – Hilário Coutinho

ERESER DE TIETÊ, 2025

(XVI ENCONTRO- DIAS 03,04 / MAI / 2025)

CELEBRAÇÃO FRATERNA, SONHOS E SAUDADES.

Aos pouco, eles foram chegando de todos os cantos, com cantos e encantos; e até prantos. De cabelos brancos ou barbas compridas, mas cheios de vida foram se apresentando. Quem é você? Eu?! Uai! De repente ou quase de repente, todos estavam juntos e felizes, como “os primeiros cristãos”. Na alegria do bem comum, um por todos e todos por um. Eram os meninos de outrora, que foram embora. E agora?

Em clima fraterno, alegre e regado de nostalgia, realizamos o XVI Encontro dos Ex. seminaristas Redentoristas, no Seminário Santa Terezinha, em Tietê. Um evento memorável, verdadeira celebração histórica, construída em tempos idos, vividos, jamais esquecidos. Três dias de prazerosa convivência, onde a emoção deu férias à razão e a saudade tirou o sonho para dançar. Tudo foi festa e memória viva, uma parada no tempo para ir mais longe. De olhos idosos vi lágrimas infindas molharem as meninas, de ex. meninos “ finos “, que agora choram por tempos quase divinos. O ótimo evento atendeu anseios e expectativas.

Tempo para a saudade, a boa conversa, saborosas refeições, passeio no seminário, visita à cidade e celebração eucarística. Maravilhoso foi rever os corredores do Seminário, onde imaginárias pegadas contam a história de 40,50 e 60 anos passados.  A casa continua linda, útil e necessária, com padres e noviços. Por lá, miúdos meninos vagaram “confusos”, tentando vislumbrar a vocação, ser missionários. Hoje, homens formados, casados ou ordenados, celebram suas vidas felizes. Um milagre, talvez. “A vida faz sentido quando se põe sentido nela”(Pe. Arthur Bonotti, CSsR).

Foi lindo celebrar nossa história em companhia de tantos amigos e suas famílias, além dos padres, colegas e formadores, inclusive bispo, todos ex. seminaristas. Conosco estiveram os Padres Mauricio Brandolise, Dionísio Zamuner, José Pereira, Pe Noel Teixeira, Pe João Batista, Pe Reinaldo e até Dom Otacílio, Bispo Emérito de Catanduva.

Todos, na simplicidade de “primeiros discípulos”, celebraram a alegria de terem sido nossos companheiros de caminhada. Foi valiosa a participação online dos redentoristas, Pe Rogério, Superior Geral da CSsR  e Pe Marlos, Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida. Ambos nos acolheram com amáveis palavras, dignas de um fiel seguidor de Santo Afonso. Enobreceu o evento, Dom José Luis Ferreira Salles, Bispo de Pesqueira, refletindo sobre o tema “Ser Redentorista no Ano Jubilar Como Caminheiro da Esperança. E ainda, “choraram“ entre nós, as professoras que lecionaram no seminário, cujas lágrimas denunciaram amor e saudade dos tempos de aulas intensas, eternas talvez. O auge do encontro, a celebração da missa com a comunidade da Paróquia Santa Terezinha, um sábado de luz e felicidade. Uma celebração perfeita para agradecer a Deus pela vida e por mais esse momento fraterno. Tudo pulsa, tudo é vida, tudo é de Deus.

A equipe organizadora, gratidão justa e necessária. A todos que deram o melhor para que tudo transcorresse tão bem em mais esse evento em Tietê. Gratos ainda à Congregação Redentorista que reconhece e acolhe os ex. seminaristas como pessoas do bem e integrantes dos grupos vinculados a UNESER. Assim, felizes pela confraternização, foi possível resgatar nas memórias de meninos, nossa história de vida vocacional, cujo tempo foi incapaz de desfazer a fraternidade plantada nos férteis canteiros dos seminários. A vida não para, a história é nossa e o tempo é de Deus. E que em nosso currículo oculto de vida fraterna, gravemos sempre a grande ideia, “ uma vez redentorista, sempre redentorista “.  Assim seja.

(Hilário Coutinho, ex. seminarista, 1978 e 1979 em Sacramento, 1980 e 1981 em Tietê, 1982 a 1984 em Aparecida, e em 1985 a 1987 no Potim).

 

 

José Ribeiro (Paraíba)

Recent Posts

CURSO – ESPIRITUALIDADE REDENTORISTA[1] – Pe. João Batista de Almeida – CSsR

Pe. João Batista de Almeida - CSsR Com o objetivo de conectar-se com as fontes…

20 horas ago

Autoridades envaidecidas (Chico Machado)

Quarta feira da 28ª Semana do Tempo Comum. Um dia de festa para a Igreja…

6 dias ago

mercado municipal da Penha. 14-10-2025(THOZZI)

A cada duas semanas vou ao mercado municipal da Penha. Meu açougue preferido e a…

1 semana ago

A falsa religiosidade (Chico Machado)

Terça feira da 28ª Semana do Tempo Comum. O mês das missões segue acontecendo, com…

1 semana ago

” mamãe perdeu eu…” 13-10-2025 (THOZZI)

Hoje fui ao dentista. Ali na Vila Ré. Acho que todos saíram de carro! Só…

1 semana ago

Hoje foi dia de festa e encontro no shopping Penha. 10-10-2025 (THOZZI)

Hoje foi dia de festa e encontro no shopping Penha. Costumo ir lá às quintas.…

1 semana ago