Categories: Reflexões Bíblicas

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA UNESER, JONIVAL CÔRTES.

“De agora em diante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, pois o Todo Poderoso fez em mim grandes coisas.” (Lc 1, 48-49).

Olá, amigos e amigas!

Jonival Côrtes. PRESIDENTE DA UNESER.

Esta semana deixei para escrever hoje (08/12), dia de Nossa Senhora da Conceição. E motivo não me falta. Nossa Senhora da Conceição é a Santa Primaz do Brasil, sua primeira imagem foi trazida por Thomé de Sousa, que fez a primeira capelinha para a Santa em Salvador (1549), hoje esta capela é uma das mais imponentes Basílicas da capital baiana, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia, fica ali na cidade baixa e desde 1938 foi designada como Patrimônio Mundial.

Mas, minha motivação é muito mais pessoal. É Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Campinas/Goiânia. Devoção que na Campininha iniciou lá por volta de 1843 e não foi interrompida. Lá fui acolhido em 1971, estudava do outro lado da Praça, no Colégio Assis Chateaubriand.

Participei depois dos grupos de jovens da paróquia e conheci os redentoristas. Já sabia da existência deles, mas lá os conheci. Uma geração inteira de padres e jovens seminaristas (Simão, Wanderley, Joil, Valtuir, Divino etc) e depois outros mais, Jadir, João Flávio, Geraldo Magela, João Otávio e tantos outros.

Foi lá que entrei para o seminário e foi pelos redentoristas que quis ser missionário, motivo que me fez chegar a São Paulo, à querida Tietê e depois Campinas.

Quando cheguei em Campinas descobri que a padroeira da cidade era Nossa Senhora da Conceição, aí uma força me chamou e nunca mais saí daqui. Visitar a Catedral de Campinas é uma de minhas alegrias. Sento-me ali naqueles bancos de jacarandá da Bahia e fico admirando os entalhes de madeira, os vitrais e rezando. Nunca preparo uma oração, sentado espero a inspiração e rezo, sempre peço pela paz mundial, pela justiça social, pelos amigos, por minhas filhas e peço forças para não desistir da fé.

Amigos e amigas, penso que sou muito abençoado por tudo e a presença da mãe de Jesus é uma inspiração forte para continuar acreditando em um mundo melhor, mais humano, justo e feliz.
Tenham todos e todas uma semana de paz e preparação para a chegada de Jesus.

Jonival Côrtes – Goiano
Presidente da UNESER

coneki

Recent Posts

A lógica do Reino (Chico Machado)

Quarta feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. No horizonte de nosso campo visual…

14 horas ago

Amizade verdadeira (Chico Machado)

Terça feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. Neste dia, a Igreja celebra a…

2 dias ago

Semente da vida (Chico Machado)

Segunda feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. A semana iniciando, caminhando para o…

3 dias ago

Relação oracional com Deus (Chico Machado)

Décimo Sétimo Domingo do Tempo Comum. O último domingo deste mês de julho. Já estamos…

3 dias ago

Perceber e sentir (Chico Machado)

Sábado da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Neste sábado a liturgia celebra a Memória…

5 dias ago

O Anti-Reino do Poder e honrarias (Chico Machado)

Sexta feira da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Festa de São Tiago, Apóstolo. No…

6 dias ago