Reflexões Bíblicas

O Anti-Reino do Poder e honrarias (Chico Machado)

Sexta feira da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Festa de São Tiago, Apóstolo. No dia de hoje a liturgia celebra a Festa do primeiro apóstolo a ser martirizado. Ele que nasceu na Galileia e era filho de Zebedeu e Salomé. Era irmão de João, o Evangelista. Eram filhos de uma família de pescadores. Chamado de Tiago Maior para não ser confundido com o outro, chamado de Tiago Menor. Este Tiago de hoje é também chamado nos evangelhos de filho do Trovão (Boanerges). A última vez que São Tiago Maior aparece no texto do Novo Testamento é em Atos 12, 1-2, onde se noticia seu martírio. Nesta passagem diz que Herodes Agripa, filho de Herodes, o grande (aquele que mandou matar os bebês inocentes em Belém), rei da região sul de Israel chamada Judéia, “Mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu próximo ao ano 44, na cidade de Jerusalém. Esta é a única morte de um dos 12 Apóstolos a ser narrada no texto bíblico. Foi o primeiro a ser martirizado entre os apóstolos. A tradição diz que seus restos mortais estão enterrados na Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.

Tiago Menor foi outro seguidor de Jesus, filho de Cléofas Alfeu, irmão do carpinteiro José e Maria de Cléofas, que era, portanto, cunhada de Maria e mãe de três apóstolos: Judas Tadeu, Tiago Menor e Simão, também chamados de “irmãos do Senhor”, expressão semítica que indica também os primos, segundo os historiadores. Em algumas passagens dos evangelhos é referido como Tiago, o Justo. Foi um dos apóstolos, que liderou a Igreja de Jerusalém. Também em outras passagens, é mencionado como “o irmão do Senhor”, referindo-se ao parentesco de primos. Provavelmente tenha sido ele o autor da Carta de Tiago, um dos escritos do Novo Testamento. Tiago Menor era bem mais jovem, e por isso recebeu esse título do evangelista Marcos, para diferenciar de Tiago Maior.

O texto do evangelho proposto pela liturgia para esta última sexta feira de julho, é paradigmático, pois nos passa a ideia de que o Reino de Deus não se identifica e nem combina com poder e honrarias. A mãe do nosso Tiago de hoje, vai até Jesus e faz um pedido, imediatamente rejeitado por Jesus. “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo”. ( Mt 20, 21-22) A ação desta mãe experimenta a reação dos demais discípulos que, enciumados, não gostaram da atitude daquela mãe e de seus dois filhos: “Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos”. (Mt 20,24)

Os discípulos deram uma clara demonstração de que não entenderam nada da proposta de Jesus. Ou seja, enquanto Ele está falando da sua morte, como consequência de toda a sua vida de fidelidade ao Pai, eles estão numa disputa de poder entre eles. Desejando o melhor para os seus filhos, a mãe de Tiago e João, sonhando com poder e honrarias, despertando discórdia e competição entre os outros demais discípulos. Todavia, Jesus mostra que a única coisa importante para o discipulado, é seguir o exemplo d’Ele, de servir e não ser servido: . “Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”. (Mt 20,28) Não é o poder, privilégios e honrarias que determinam a fidelidade de quem está a procura do Reino, mas o despojamento, o desapego, a simplicidade e a disponibilidade para servir sempre.

Tiago e João estão em busca de um lugar de destaque, como certo privilégio por estarem com Jesus. Sendo que desde os primeiros momentos, Jesus sempre colocou que eles deveriam ser os primeiros a servir, como o texto de hoje demonstra: “Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor”. (Mt 20,26) Nosso bispo Pedro entendeu perfeitamente esta proposta de Jesus e, através da sua vida doada ao Reino, sempre com muito desapego, despojamento e abnegação, conduziu esta Prelazia, como Igreja servidora dos pobres desta região. “Com os pobres, para os pobres, contra a pobreza”, enfatizava ele.

Infelizmente não é bem isto que estamos vendo acontecer em boa parte da caminhada de nossa Igreja. Ainda hoje, assim como Tiago, João e sua mãe, há aqueles que buscam o poder e lugar de destaque, a todo custo, e se colocam como seres privilegiados, pelo status clerical, sendo literalmente sustentados pelos pobres, ofertando o seu dinheirinho suado nas coletas e dízimos das igrejas. Lideranças religiosas que se escondem atrás do luxo, riquezas e uma boa vida, se esquecendo do chamado de Jesus, ao serviço às causas dos pequenos, pobres e marginalizados. Quem quer seguir os passos de Jesus precisa saber que a autoridade não é exercício de poder, mas a disponibilização para o serviço que se exprime na entrega de si mesmo, para o bem comum de todos e todas, sobretudo aos pobres e marginalizados, que estão caídos à beira do caminho. Como disse o Papa Francisco em uma de suas alocuções: “Quer se destacar? Sirva! Nossa fidelidade ao Senhor depende de nossa disposição em servir. O serviço não nos diminui, mas nos faz crescer. E ao servirmos os esquecidos, que não podem nos retribuir, também nós recebemos o terno abraço de Deus”.

Luiz Cassio

Recent Posts

Perceber e sentir (Chico Machado)

Sábado da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Neste sábado a liturgia celebra a Memória…

11 horas ago

Os mistérios do Reino de Deus (Chico Machado)

Quinta feira da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Com o meu coração mais aliviado,…

2 dias ago

foi ao parque? (THOZZI)

Alguns amigos leitores das minhas crônicas me perguntam: foi ao parque? Acordei na quarta feira…

2 dias ago

Era julho. 1957… (THOZZI)

Era julho. 1957... Fazia um frio de cortar! Férias escolares. Um tempo em que julho…

2 dias ago

Celebração dos 30 Anos da UNESER — União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas 25, 26 e 27 de julho de 2025 | Centro de Espiritualidade Santo Afonso – Seminário Santo Afonso – Aparecida/SP Pedro Luiz Dias Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, as históricas instalações do Centro de Espiritualidade Santo Afonso, que abrigam também o tradicional Seminário Santo Afonso, serão palco de um evento especial: a celebração dos 30 anos da União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas (UNESER). Nascida da iniciativa de leigos que trilharam os caminhos formativos da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.), a UNESER é uma expressão viva do vínculo afetivo e espiritual que une antigos seminaristas, religiosos e religiosas redentoristas. Desde sua fundação, conta com o apoio fraterno e a orientação espiritual da própria Congregação, que tem em Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Igreja, seu inspirador maior. A história redentorista também reconhece a preciosa colaboração da Beata Madre Maria Celeste Crostarosa, companheira de missão e amiga de Afonso, ambos filhos da bela Itália e profetas da esperança. Este XXX Encontro Nacional marca mais do que uma data comemorativa – é a afirmação de uma missão que transcende os muros conventuais. Representa o florescimento de uma visão renovada da Grande Família Leiga Redentorista, que se estende por todos os cantos do Brasil e da América Latina. Uma família unida pelo ideal da Copiosa Redenção, que deseja, a partir de sua vivência laical ou consagrada, dar novo “sim” ao chamado vocacional que um dia tocou o coração de cada um. Será um momento de reencontro, espiritualidade, memória e esperança. Um congresso que pretende fortalecer os laços de comunhão e aprofundar o espírito missionário herdado dos fundadores, à luz dos desafios do mundo contemporâneo. Convidamos, com entusiasmo e reverência, todos os ex-seminaristas, religiosos, religiosas, leigos, leigas e simpatizantes da espiritualidade redentorista a participarem deste encontro transformador. Venha celebrar conosco! Redescubra o chamado. Reacenda a chama. Renove sua missão. “Uma vez Redentoristas, sempre Redentoristas!” – Por Pedro Luiz Dias

Celebração dos 30 Anos da UNESER — União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas 25, 26 e…

3 dias ago

Semear a esperança (Chico Machado)

Quarta feira da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Uma quarta feira que o meu…

3 dias ago