O Novo Papa, uma “nova Rerum Novarum” (Das Coisas Novas) e o Primitivismo Empresarial no Trato Humano.
Pedro Luiz Dias
(Fotos: Diego Padgurschi)
Desde o fim do século XIX, com a Rerum Novarum (Das Coisas Novas) de Leão XIII, já se denunciava a exploração do trabalhador. Mais de um século depois, ainda testemunhamos, em muitos setores empresariais, práticas que beiram o arcaico: maus-tratos, agressões verbais, empresários e líderes despreparados emocionalmente.
Vivemos uma era rica em discursos sobre gestão humanizada, propósito, ESG, escuta ativa. Mas quando descemos das apresentações (de belos e criativos ppt’s) ao cotidiano real, encontramos ainda muito autoritarismo, amadorismo e desprezo pelas pessoas.
Assim como o Espírito Santo iluminou a escolha do novo Papa (que se inspira em Leão XIII) talvez uma nova e atualizada Encíclica possa aprofundar e influenciar melhores práticas de gestão de pessoas em todas as atividades humanas.
Empresários que não evoluem no trato humano seguem conduzindo ambientes doentes, tóxicos – e adoecem seus profissionais.
Talvez precisemos, mais do que nunca, de uma nova Rerum Novarum (Das Coisas Novas). Não apenas como documento, mas como despertar ético e espiritual.
Pe. João Batista de Almeida - CSsR Com o objetivo de conectar-se com as fontes…
Quarta feira da 28ª Semana do Tempo Comum. Um dia de festa para a Igreja…
A cada duas semanas vou ao mercado municipal da Penha. Meu açougue preferido e a…
Terça feira da 28ª Semana do Tempo Comum. O mês das missões segue acontecendo, com…
Hoje fui ao dentista. Ali na Vila Ré. Acho que todos saíram de carro! Só…
Hoje foi dia de festa e encontro no shopping Penha. Costumo ir lá às quintas.…