Nossas Artes

O PATERNIDADE QUE ELA SE FEZ COM FÉ, DE OLHOS BRILHANTES, NÃO DE LÁGRIMAS, MAS DE AMOR (NELSON PEIXOTO)

Foto de Gisele B. Alfaia

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

A pessoa que passo a escrever sobre suas aventuras e culinárias têm uma relação estreita com uma espécie de orquídea classificada no gênero da Cattleya. Eu completo o sobrenome com destaque aos significados variados em culturas diferentes. Eu concordo que, preferencialmente, ela é conhecida como a “Rainha das Orquídeas”, associada à beleza, ao amor e à alegria de viver, a  pureza de sentimentos e a fraternidade nos serviços que presta atualmente.

Pois bem, essa pessoa de zelosa índole viveu, casou, trabalhou e começou a criar seus filhos pelas bandas amazônicas do município de Tapauá. Por lá, floresceu, viveu intensamente, sofreu, mas saboreou comidas da cultura local, no tempo em que a agricultura familiar era sem agrotóxicos, sobretudo nas plantações de feijão.

A semente da melancia das praias já foi sequestrada e foi imposta uma outra que depende da compra da semente modificada. A nossa semente tradicional não existe mais. Que não ocorra a mesma tragédia com as sementes de feijão de praia!

Você sabia que um dos significados do nome  “tapauá” é “palmeira” de coquinhos. Agora posso escrever sobre duas alimentações criativas e, talvez, para muitos de nós, exóticas, mas que fazem parte de sua jovialidade interiorana, antes de vir a Manaus e trabalhar numa empresa de serviços condominiais.

Encontro-a todos os dias sempre ocupada, animada e sorridente, junto com sua colega, a fazer habitável e prazeroso o seu campo de trabalho, limpando e embelezando com sua simpatia, cordialidade e sabedoria. Falou-me das nutritivas e saudáveis comidas que a tornaram forte e disposta ao trabalho e às novas amizades.

Das iguarias inesquecíveis, destacou o gongo ou tapuru das palmeiras, encontrado nos coquinhos. Nada mais gostoso do que esta larva de vagalume, de alto teor de proteínas e de inestimável procura entre seus apreciadores. Mas também relatou-me da mais popular e sadia comida que lembra o acarajé da Bahia, embora este seja frito. Passou-me este prato para meu livro de receitas.

Sabor e saber nativo de Tapauá, AM

Acontece que, na temporada de seca do rio Tapauá, Am, joga-se semente de “feijão de praia” nas areias após a vazante e espera-se uns 70 dias. Os ribeirinhos não perdem tempo e nem passam fome. Apreciam cozinhar um bocado deste feijão com apenas água e sal. Depois amassam as quantidades nos pratos e moldam pequenos montes, temperados com azeite ou gordura de porco. Muitos de nós conhecemos este modo de comer em bolinhos, que nesse caso é de comer à “capitão”.

No fim da conversa , ela contou-me algo surpreendente em sua vida:

“Minha história foi sempre desafiada por mil fatos tristes, pois, para conservar o sorriso, a alegria e chegar aonde e como estou hoje, superei perdas, frustrações e sofrimentos ferozes, inclusive fome com meus filhos, quando cheguei a Manaus.

Nunca esqueci que Deus me pediu e deu forças para ter alegria estampada no rosto e viver fielmente de forma inteligente e com respeito por onde trabalhei. Sinto muita gratidão eterna.”

TUDO MUDOU COM FÉ, ESPERANÇA E AMOR !

Nelson Peixoto, em 10 de agosto de 2025.

Luiz Cassio

Recent Posts

Lembranças de infância (Thozzi)

Essa manhã, motivado por lembranças, acordei cedo. Mas era muito cedo... Não quis sair da…

1 dia ago

Fui mexer nos guardados

Fui mexer nos guardados ( afinal, todo mundo tem guardados,não é?),achei um"santinho"do óbito o da…

1 dia ago

Ousadia e coragem na fidelidade (Chico Machado)

Sexta feira da 31ª Semana do Tempo Comum. Novembro vem sextando pela primeira vez. Apenas…

1 dia ago

A conversão como caminho de libertação (Chico Machado)

Quinta feira da 31ª Semana do Tempo Comum. Devagar, a chuva vem chegando também aqui…

1 dia ago

A radicalidade do projeto do discipulado (Chico Machado)

Quarta feira da 31ª Semana do Tempo Comum. Nestes dias, em que a vida humana…

1 dia ago

Esperança: indignação e coragem (Chico Machado)¹

Terça feira da 31ª Semana do Tempo comum. Dia de festa para a Igreja Católica,…

1 dia ago