O SACERDÓCIO FOI DESBLOQUEADO OU LACRADO POR JESUS?

Nelson Peixoto. Diretor de Liturgia da UNESER.

Aqui fala-se do “sacerdócio do templo” que respaldava a opressão e a morte em nome de Deus.
Escreve o exegeta nordestino, um outro Francisco que leva junto o nome de Cornélio, ao comentar a narrativa da Ascenção de Jesus:
“A bênção de Deus que fora bloqueada pelo sacerdócio do templo, agora é desbloqueada por Jesus; antes, era restrita apenas aos judeus homens, os únicos que podiam entrar no átrio onde os sacerdotes pronunciavam a bênção. Com Jesus, a bênção de Deus deixa de ser propriedade de uma casta, e é destinada a todo o mundo”.
A bênção sobre o pão e agora sobre os discípulos, como o último gesto de Jesus a partilhar, na consumação da Ressurreição, acontece com a Ascenção.
A partir daquele dia, não baixariam a cabeça para nenhum poder desse mundo, nem ficariam parados a mirar as nuvens, imaginando um velho de barba ou um juiz, com o cinturão na mão a exigir correção, com o sacrifício de animais nos altares engordurados. Gordo  ficava apenas o bolso dos sacerdotes do templo- mercadão.
A cortina do templo rasgou-se, de alto a baixo, acabou a separação, não haveria, entre os seus seguidores, “escravos e livres”, nem sacerdotes e a plebe rude, consumidora daquela religião que Jesus não pactuou, motivo que o levou  à perseguição e morte de cruz.

O céu se abriu até para seus agressores. O tamanho da Sua misericórdia alcançaria até os confins da terra, aposentando o modelo de religião das castas sacerdotais e inaugurando o caminho do diálogo e da escuta. Segundo S. Paulo, inicia-se a era dos ministérios como serviço sempre favorável à vida contra o legalismo de controle e o pastoreio omisso e opressor.
Desbancada a casta sacerdotal, todos se sentiriam chamados a “ser um em Cristo Ressuscitado” para construir o Reino do Pai, a obsessão apaixonada de Jesus. As provas desta paixão estão narradas nos Evangelhos, desde o primeiro sinal que Jesus deu. Não havia mais “vinho”, ou seja, aquela prática judaica infiel à Torah chegara ao fim, pois só trazia amargura para os pobres. O vinho novo era preciso para devolver a alegria dos pobres que esperavam a promessa.
A Mãe de Jesus foi testemunha da aflição da falta de “vinho” que se esgotara. O “fazei o que Ele vos mandar” já era a Palavra que significava, igualmente, “vivei na alegria inebriante do Seu AMOR”.
Amor tão esperado, pelo restinho fiel de Israel, que o velho Simeão, orou em voz alta, dentro do templo, dessa vez pedindo a morte e o fim da dinastia sacerdotal. Em Jesus começou o novo modelo de “sacerdócio servidor”, inaugurado no Pentecostes dos Dons.
Lucas 2, 28-29:
Simeão estava lá e tomou a Criança nos braços, louvando a Deus.
“Senhor”, disse ele , “agora eu posso morrer em paz! Pois eu vi como o Senhor me prometeu que eu veria. Eu vi o Salvador que o Senhor prometeu dar ao mundo”.

Em Atos 1, 1s
“De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.
E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles”.
Começa a  Igreja a serviço do Reino com sua abundância de dons para não ficar presa no templo.

Pedro Dias

Recent Posts

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

4 dias ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

5 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

7 dias ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

1 semana ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

1 semana ago

A Encarnação do Verbo (Chico Machado)

Sexta feira da Terceira Semana da Páscoa. O tempo é pascal, mas o mês de…

1 semana ago