Outros Escritos

OS Redentoristas em Congonhas – MG Antônio Claudio Ferreira – Foguinho

OS Redentoristas em Congonhas – MG

 Antônio Claudio Ferreira – Foguinho

Vanda e eu tínhamos o desejo de conhecer as cidades históricas de Minas Gerais, aquelas onde podemos ver as obras de Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, e também a influência do mestre Ataíde em suas obras. Mestre Ataíde é Manuel da Costa Ataíde. Nomes internacionalmente conhecidos pelas obras de escultura e pelas pinturas nas esculturas.

Pois bem, chegamos à noite em Congonhas (que já não leva mais o adjetivo Do Campo). Congonha é uma planta, que existia em abundância naquela região, e é utilizada em chás, que até hoje é servido no Festival da Quitanda. No dia seguinte a chegada, logo pela manhã, saímos para conhecer a parte antiga da cidade, justamente onde está a igreja Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos de Congonhas, pois é lá que estão as estátuas dos profetas, esculpidas pelo Aleijadinho, em pedra sabão.

Mas antes de chegarmos ao topo do morro onde está a famosa igreja, caminhamos pela Rua Bom Jesus, de pedras rústicas. Nessa rua tem a igreja São José Operário, que apresenta uma arquitetura diferente das demais, pois as torres laterais são arredondadas. Mas como estava fechada não pudemos conhecer por dentro. Logo acima, temos o Museu da Imagem e Memória de Congonhas. Entramos, pois queríamos conhecer um pouco da história da cidade.

Numa das salas avistei algumas fotos interessantes, que chamaram minha atenção: fotos de padres Redentoristas, e no topo está o Brasão Redentorista com a faixa escrita “Copiosa Apud Eum Redemptio”. Nesse momento chamei o guia para explicar a razão das fotos, e ele explicou que a presença da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) em Congonhas, Minas Gerais, é marcante e histórica, tendo sido fundamental para o desenvolvimento religioso e cultural da cidade.

Os Redentoristas atuam em Congonhas há mais de 100 anos, com um impacto significativo na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e na Paróquia de São José.

Os Redentoristas foram responsáveis pela instalação de um cinema, teatro, escola de musica entre outras atividades, assim como participação na emancipação política de Congonhas.

E sobre a igreja com as obras do Aleijadinho? Aí já é um capítulo à parte, e você terá que visita-la, pois é difícil descrever tamanha beleza.

 

José Ribeiro (Paraíba)

Recent Posts

Alguém me enviou Ney Matogrosso cantando “lá vai São Francisco… (THOZZI)

Alguém me enviou Ney Matogrosso cantando "lá vai São Francisco..." já ouviram? É muito lindo…

23 horas ago

Ensino que liberta (Chico Machado)

Terça feira da Vigésima Segunda Semana do Tempo Comum. Como o mês de setembro é…

23 horas ago

A esperança não decepciona (Chico Machado)

Segunda feira da Vigésima Segunda Semana do Tempo Comum. Agosto se foi, entregando a setembro,…

3 dias ago

PRESENTE, DONS E CARISMAS DE DOM JACSON NO 77º ANIVERSÁRIO- LEMBRANÇA DE SUA ARTE E MISSÃO (NELSON PEIXOTO)

Neste primeiro de setembro de 2025, do mês seguinte ao mês vocacional, celebro com os…

3 dias ago

CHICO, UM VENDEDOR DE SAPATOS QUE DE JOGADOR E DE NAVEGANTE SONHOU COM LENDAS E OS MITOS (NELSON PEIXOTO)

Foto de Gisele B. Alfaia Na comunidade de idosos que visito, às quartas-feiras, vou me…

3 dias ago

O tempo influi na vida da gente…(THOZZI)

O tempo influi na vida da gente... Não, não falo dos anos vividos.Falo do clima!…

3 dias ago