São Paulo, 27 de fevereiro de 2023.
Ao
Excelentíssimo Reverendíssimo
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Presidente da CNBB
Brasília, DF.
Associados da UNESER – União Nacional dos Ex-seminaristas Redentoristas, entidade leiga, sem fins lucrativos, sediada em São Paulo, na Diocese Regional Sul, da Arquidiocese de São Paulo, animados com a temática da Campanha da Fraternidade, edição 2023, “Fraternidade e fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), apresenta à presidência da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como contribuição, um PLANO DE MITIGAÇÃO/ELIMINAÇÃO DA FOME NO BRASIL – (PMEBF).
A sociedade organizada brasileira ao longo dos anos implantou, após ouvir todos os segmentos envolvidos, exitosos planos socioeconômicos que tiveram papel preponderante na solução de problemas estruturais que afetavam cadeias produtivas e comerciais. Para citar alguns: PROER – Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional, 1995, Novo Regime Automotivo, que vigorou entre 1996 e 1999, o Inovar-Auto, que vigorou entre 2012 e 2017 e mais recentemente o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística.
A literatura econômica, bem como os resultados sociais, evidencia a capacidade das lideranças em conduzir e implementar planos que eliminaram gargalos e colocaram o Brasil entre os mais produtivos e financeiramente estáveis no cenário mundial.
Ensina a sabedoria popular que “quem pode o mais, pode o menos”. Com essa premissa olhamos as questões aflitivas de fome no campo e fome nas cidades.
Recentemente, a grande imprensa brasileira citava, por exemplo, que “um país entra no Mapa da Fome quando mais de 2,5% da população enfrenta falta crônica de alimentos. No Brasil, a fome crônica atingiu agora 4,1% e, pelo levantamento, a situação no país é mais grave do que a média global.” (grifo nosso).
Tal situação, no Brasil, ainda perdura e contrasta de maneira, ultrajante, para a mesma sociedade que orgulhosamente atingiu o recordista patamar de maior produtora de alimentos do mundo, superando economias e sociedades de países, outrora conhecidos de primeiro mundo.
Eis o foco do plano que ora apresentamos às considerações da CNBB, envidar todos os esforços, para juntos às esferas dos governos federal, estaduais e municipais, liderar a implantação do PLANO DE MITIGAÇÃO/ELIMINAÇÃO DA FOME NO BRASIL – (PMEBF).
Acreditamos que a liderança da CNBB pode, ao sensibilizar a Vice-presidência da República e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Geraldo Alckmin, reunir os segmentos sociais e econômicos para debater e implementar um projeto nacional que a situação clama.
O Exmo. Senhor Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Dr. Geraldo Alckmin, é um reconhecido líder sensível a essas questões socioeconômicas além de ser pessoa religiosa, com concretas ações na área do bem-estar dos menos favorecidos.
O PLANO:
Instituir Câmaras Setoriais para conjunção de esforços estruturais e políticos com as entidades:
Governo Federal:
Vice-presidência/Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – VP e MDIC;
Ministério da Economia – ME;
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA;
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
Banco do Brasil – BB
Caixa Econômica Federal – CEF
Confederação Nacional da Indústria – CNI
Confederação Nacional da Agricultura – CNA
Confederação Nacional do Comércio – CNC
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA
Entidades do Sistema “S”:
SENAI, SESI, SENAR, SEST, SENAT, SESC, SEBRAE E SENAC
OBJETIVOS DO PLANO:
Jonival Côrtes Pedro Luiz Dias
Presidente da UNESER Assessor de Comunicação
CONSULTAS:
CNBB apresenta o cartaz da Campanha da Fraternidade 2023 – CNBB
O que é o Rota 2030 – e como a indústria pode se beneficiar – ANPEI, acesso em 23 fev. 2023.
Rota 2030 – Mobilidade e Logística — Ministério da Economia (www.gov.br), acesso em 23 fev. 2023.
Brasil volta ao Mapa da Fome das Nações Unidas | Jornal Nacional | G1 (globo.com), acesso em 23 fev. 2023.
[1] CONCÍLIO ECUMÉNICO VATICANO II, Constituição Pastoral Gaudium et spes (1965), n. 69.
[2] Cf. ONU (Organização das Nações Unidas), Declaração Universal dos Direitos do Homem, adoptada e proclamada pela Assembleia geral da Organização das Nações Unidas na sua resolução n. 217 A (III), de 10 de Dezembro de 1948, art. 25.1.
Quarta feira da Segunda Semana da Páscoa. O clima está mesmo mudado. Estamos vivendo os…
Cansei de ficar em casa. Fui até a portaria conversar com a Ro. Pra ir…
Terça feira da Segunda Semana da Páscoa. Por aqui a estação do Outono segue flertando…
Domingo,ontem, dia 27/04/2025, estive na festa da Fogazza na minha paróquia. Senhoras apaixonadas pela comunidade,entusiasmadas…
Bons filhos à casa tornam. Com esse tema aconteceu neste final de semana, 24, 25…
7º Encontro dos Ex-Seminaristas Redentoristas Reúne Emoção e Saudade em Sacramento (MG) Sob o…