A CHEGADA DE LUCAS – NOVA ESTAÇÃO – ALEGRIA E ATRAÇÃO. Por Nelson Peixoto.

APROXIMA-SE O FIM E RENASCE A ESPERANÇA.

Assim, neste final de novembro de 2021, o Ano Litúrgico B chega ao fim de seu turno para abrir-nos as novas preciosidades da fé e da Esperança cristã.

Nelson Peixoto. Diretor de Liturgia da UNESER.

Marcos era o evangelista fiel e mais próximo dos seguidores fugitivos de Jesus, que pela força do seu  Espírito vivo e vencedor, trouxe o nascer do novo povo  e fez ,a todos , seguir com as “lembranças” e o impacto da Ressurreição. Lembranças do frescor originário e das palavras ecoadas no coração dos que se aventuraram seguir as pegadas do Mestre, continuando sua missão de ir, ensinar e curar.

Essa pedagogia da fé que se desdobra , marcando o tempo litúrgico, podemos comparar às quatro estações da natureza (Casa Comum) e da nossa vida ( Templo do
Espírito), que em sua linguagem revela o ritmo da fé até que Ele venha, em permanente esperança no movimento dos dias ,até fechar o sonho do Reino definitivo.
Na linguagem das estações, em precária comparação, vamos considerar que nos registros dos quatro evangelistas estejam contidas as estações da vida humana. Aqui, fico apenas com o “inverno e o verão”, (o Leão que ruge no deserto e  o Touro que relata o enfrentamento do sacrifício por amor). Escrevo da passagem que do Evangelho de  Marcos (Ano B) seguiremos para o novo ano com Lucas (Ano C).

Marcos foi tipo “inverno” veloz que “logo” passou. Relata como que o “frio” se apoderou dos tristes e saudosos de Jesus, conturbados pela morte da Esperança. Gelou a alma de quase todos, com exceção de sua Mãe Imaculada.
Mas Marcos , em nossa analogia, é o primeiro que relata o fim do inverno tenebroso, milenar da História de Israel  , cheio de contradições entre o profetismo e a monarquia, o vexame da Lei , que segundo João, voando alto como água, faz o Amor superar tudo e  trazer o Sol da Justiça do Reino , como escreverá Lucas.

Marcos, curto e bem racional, proclama com a chegada de Jesus, o tempo novo que vai servir a salvação do mundo. Da beira do rio (Jordão) anuncia a necessidade de conversão porque o Messias, Filho de Deus, chegou para fincar os pés e mudar a situação. Até observamos que Marcos, o mais antigo, centra-se como repórter dos feitos de Jesus e não avança nos ensinamentos e sinais que estão na linguagem dos milagres. Importa que seu relato seja todo revelação que Jesus é o Messias, criando suspense e expectativa que Lucas faz como um “verão maduro sem ocaso”. Vai
compor seu relato existencial, inebriado pela alegria da chegada de Deus, “Sol Nascente que veio nos visitar” (Lc.1.78)
Lucas é alegria contagiante, anúncio prazeroso, chegada de Deus Encarnado que trouxe o júbilo e graça plena a Maria: “Alegra-te, cheia de graca, o Senhor está contigo; Bendita és Tu entre as mulheres” (Lc.1,28).
Teólogos, como o José Antônio Pagola, reafirmam que Lucas faz um “Evangelho da Alegria”. Escreve:
“Ao longo de suas páginas somos convidados a acolher Jesus com prazer. Não devemos sair ao seu encontro com medo, preocupação ou receio, mas com alegria e confiança”. (O Caminho Aberto por Jesus, Lucas, Vozes, 2012).
Lucas vai escrevendo e apresentando Jesus como aquele que irradia alegria e atrai para o seu seguimento. Ensina-nos a louvar o grande feito de Deus por estar visitando o seu povo, incluindo a todos e dizendo que há no céu muita alegria pelos perdidos que se achegarem a Ele.
Com o Advento, abrindo a temporada antes de celebrar o Natal, nossos costumes cristãos consolidaram a alegria festiva no mundo, a partir de nossas famílias, para vibrar na noite santa da Memória do nascimento de Jesus.
“Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é o Messias, o Senhor (Lc. 2,11)

Simeão, aquele que em nome dos pobres, Lucas tão fortemente faz ser o seu escrito (Evangelho), como nós podemos fazer enquanto discípulos e missionários. Tomar
Jesus nas mãos, e O aderindo no coração,  rezar do jeito dele, como quem já deixou o tempo passar para iniciar o novo Ano Litúrgico, expressando-nos assim:
“Agora, Senhor, podes deixar teu servo passar em paz e seguir, porque meus olhos estão vendo tua salvação” (Lc 2,20).

 

Pedro Dias

Recent Posts

Os amigos de Jesus (Chico Machado)

Sexto Domingo da Páscoa. Vivemos mais um domingo em clima de Páscoa. Por obra e…

2 dias ago

O servo e o Senhor (Chico Machado)

Sábado da Quinta Semana da Páscoa. O primeiro final de semana do mês mariano apontou…

3 dias ago

A fé do caminho (Chico Machado)

Sexta feira da Quinta Semana da Páscoa. Maio vem sextando, prenunciando novos ares para a…

4 dias ago

A medida do amor (Chico Machado)

Quinta feira da Quinta Semana da Páscoa. Pouco mais de duas semanas nos separam do…

4 dias ago

Permanecer para pertencer (Chico Machado)

Quarta feira da Quinta Semana da Páscoa. Festa de São José, o operário de Nazaré.…

6 dias ago