A MADRUGADA DA RESSURREICÃO E O PÃO REPARTIDO NO CAMINHO. POR NELSON PEIXOTO.

Nelson Peixoto. Dietor de Liturgia da UNESER.

Em Nazaré, Jesus bem pequeno, brincava no compartimento da casa, onde as mulheres da família faziam o pão junto com sua mãe Maria.  Talvez, depois brincasse com Mariazinnha de Magdala no canteiro de temperos e de flores da vizinhança.
Jesus conheceu cedo o valor das amizades e a força do fermento para aumentar a massa e multiplicar o sabor da vida, matar a fome e sair para correr nos caminhos ou ir ajudar na roça.
Do forno, vinha o cheiro que envolvia a todos no amanhecer da pequena vila.
Essa experiência de vida, referencial de amizade com discípulas e discípulos, Jesus transporta para suas parábolas e falava do Reino que é o desejo do Pai de quem é íntimo filho e se fez amigo de todos que eram enjeitados. Provavelmente, teria encontrado, muito tempo depois, Maria Magdala, uma amizade que, com a morte, não poderia acabar. Certo estou que, como Apóstola, pouco reconhecida, tenha liderado o grupo de outras mulheres que seguiram Jesus a procurá-Lo até depois de o terem  fechado no túmulo.
Dos sinais que Jesus realizou e que as comunidades registraram, sobretudo as comunidades de São João, está o discurso, após a multiplicação dos pães e da despedida na última ceia quando apresentou como sendo o Pão da Vida, segundo se auto-declarou ” EU sou o Pão da Vida e a Videira. Comei e tomai”. Jesus, assim se garantia, presente e soprando o Espírito Santo sobre tudo aquilo de mais natural, redimindo e tornando tudo divino, exceto o pecado na sua forma mais cruel de exploração dos pobres pela religião e pela política.
No cotidiano da vida, o Espírito Santo em Jesus, desde pequeno, nos ensina a olhar tudo na vida com olhos de quem vê sempre o amor do Pai e a anunciar sua Novidade, entre irmãos de todas as raças.
O cheiro do pão, o perfume da flor, a doçura do mel, a galinha com seus pintinhos e a figueira sem fruto, as amizades fiéis são a revelação da bondade do Pai que nos sustenta e que não o deixará sepultado para sempre, vencido pelas forças da violência e da opressão.

Entre todas as coisas que suas mãos tocaram, escolheu o pão para mostrar que seu amor pelos seus, quando sentados à mesa da Ceia derradeira, se tornaria alimento da vida eterna e fraterna, como Corpo e Sangue de Cristo.
Um amor jurado assim por Ele, não podia mais retroceder,
mas seria comunhão com os irmãos. Haveria perdão porque  eterno é seu amor e sua misericórdia nos dias que se seguiriam até o fim dos tempos. Proposta de amor gratuito para ser respondida por amor.
Do nascer ao pôr do sol, do Nascimento à Morte na Cruz, o Caminho se abriu para abraçar o Pai na Páscoa da Ressurreição.
Madalena (Magdala) e suas amigas foram as primeiras a acreditar, independente da constatação do túmulo vazio. Depois se seguiram outros que passaram pela experiência com o consequente anúncio, tal como faria Pedro falando para as multididões perplexas.
Relata-se do casal que voltava desolado de Jerusalém, depois do fim de semana trágico da morte de Jesus. O termo usado, irmãos de Emaús, já é uma projeção da fé da Igreja caminhante quando repetia o gesto de partilhar o pão, sem diferença entre homem e mulher, grego ou gentio.
Nossa fé em Jesus deixa de ser mágica e adquire a certeza do Ressuscitado, cada vez que repartimos a vida, lutando pela Justiça do Reino e caminhamos como missionários e discípulos do Redentor.
“Fica conosco, já é tarde e já declina o dia”. O Senhor ressuscitou verdadeiramente.

Pedro Dias

Recent Posts

Encontro Redentoristas Sacramento-MG “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Vicente de Paula Alves – UNESER)

Redentoristas leigos que vivenciam o carisma e mística alfonsiana, participaram do encontro dos ex seminaristas…

23 horas ago

Que todos sejam um (Chico Machado)

Quinta feira de Sétima Semana do Tempo Pascal. Retomando aqui meu ofício de rebiscador, para…

23 horas ago

Coragem para ousar (Chico Machado)

Segunda feira da Sétima Semana do Tempo Pascal. Entramos na última semana que antecede a…

4 dias ago

O Ser feminino de Deus (Chico Machado)

Domingo da Solenidade da Ascensão do Senhor. Esta é uma solenidade que acontece 40 dias…

5 dias ago

Tristeza e alegria: esperança (Chico Machado)

Sexta feira da Sexta Semana da Páscoa. O mês dedicado à Mãe de Jesus e…

7 dias ago

O esperançar de Deus (Chico Machado)

Quinta feira da Sexta Semana da Páscoa. Estamos percorrendo o 130º dia do calendário cronológico…

1 semana ago