Mens sana in corpore sano A sound mind in a sound body
Dr. Miguel Ângelo. Médico, missionário e escritor.
A próstata é uma glândula que existe no homem, com a função é de ajudar a nutrição dos espermatozóides, para a reprodução.
Assim é imprescindível para o homem, o conhecimento da próstata.
Quando o homem atinge a faixa etária de 40 anos, essa glândula tem seu crescimento em velocidade variada. Contudo o crescimento é benigno e natural. Esse aumento pode gerar alguns incômodos,sintomas.
E aí surge a necessidade de procurar periodicamente, um médico urologista, para verificar se tudo está correndo dentro da normalidade.
Os sintomas relacionados com o aumento da próstata, geralmente, são:
– dor em baixo ventre durante a micção (urinar);
– Jato da urina fraco;
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
– Aumento da frequência de urinar;
– Urgência para urinar.
Existem alguns cuidados para evitar o crescimento desordenado da próstata e se tornar um câncer, como:
– Adotar uma alimentação saudável e equilibrada;
– Não usar tabaco(fumar);
– Fazer o tratamento correto da diabetes, hipertensão e colesterol;
– Manter o peso ideal;
– Manter atividades físicas;
– Não ficar prendendo a urina.
– Cuidado com uso de descongestionantes nasais ( fazem vasoconstrição da próstata e bexiga , dificultando a saída da urina). O Brasil tem um número elevado de homens com alteração de próstata, porém nem todas elas são malignas. Existem 2 tipos de aumento da próstata . O aumento esperado e aguardado, a hiperplasia benigna da próstata ( HBP) e o câncer da próstata. Entenderemos um pouco sobre cada um agora.
HBP
Aos 40 anos, aproximadamente, 20% dos homens apresentarão HBP, que aumenta com o passar dos anos, ao chegarem aos 80 anos, 90% da população masculina, a apresentarão. E como a glândula envolve a uretra, essa quando cresce, pode gerar até uma obstrução urinária, na qual pode prejudicar a bexiga e os rins.
CÂNCER DE PRÓSTATA
Segundo o Instituto Nacional do Câncer no Brasil, o câncer de próstata é o segundo maior entre os homens, sendo o primeiro o de pele, merecendo ATENÇÃO especial. Existem fatores que predispõem o surgimento do câncer,(como os ambientais,dietéticos e hereditários. O diagnóstico dessas alterações é feito pelo urologista, pelo toque retal e a dosagem do Antígeno Específico da Próstata(PSA). Os exames são de extrema importância e precisam ser desmistificados e necessário se torna abandonar tabus injustificados . Só assim, de forma periódica será possível reduzir os casos, tratamentos antecipados, maior número de cura e vidas salvas! O diagnóstico do câncer é dado, quando há toque retal. O médico observa alteração da próstata no que diz respeito à consistência da mesma , locais mais endurecidos, somado ao aumento do PSA. Se ocorrer isso , uma biópsia deverá ser realizada para detectar qual o tipo de tumor e indicar o tratamento.
CÂNCER DE PRÓSTATA, nós precisamos TOCAR nesse assunto!
FIQUE ATENTO AOS CUIDADOS COM A PRÓSTATA.
O mês de novembro é o dedicado para maior conscientização para lembrar a população desse cuidado. O NOVEMBRO AZUL. Seja homem! Se cuide , afinal o nosso corpo foi criado por Deu O templo do Espírito Santo. Paz e bem!
Sexta feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. Agosto chegou sextando, neste 213º dia…
Quarta feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. No horizonte de nosso campo visual…
Terça feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. Neste dia, a Igreja celebra a…
Segunda feira da Décima Sétima Semana do Tempo Comum. A semana iniciando, caminhando para o…
Décimo Sétimo Domingo do Tempo Comum. O último domingo deste mês de julho. Já estamos…
Sábado da Décima Sexta Semana do Tempo Comum. Neste sábado a liturgia celebra a Memória…