Dr. Miguel Ângelo. Médico, missionário e escritor.

A próstata é uma glândula que existe no homem, com a função é de ajudar a nutrição dos espermatozóides, para a reprodução.

Assim é imprescindível para o homem, o conhecimento da próstata.
Quando o  homem atinge a faixa etária de 40 anos, essa glândula tem seu crescimento em velocidade variada. Contudo o crescimento é benigno e natural. Esse aumento pode gerar alguns incômodos,sintomas.

E aí surge a necessidade de procurar periodicamente, um médico urologista, para verificar se tudo está correndo dentro da normalidade.
Os sintomas relacionados com o aumento da próstata, geralmente, são:

– dor em baixo ventre durante a micção (urinar);
– Jato da urina fraco;
– Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
– Aumento da frequência de urinar;
– Urgência para urinar.

Existem alguns cuidados para evitar o crescimento desordenado da próstata e se tornar um câncer, como:

– Adotar uma alimentação saudável e equilibrada;
– Não usar tabaco(fumar);
– Fazer o tratamento correto da diabetes, hipertensão e colesterol;
– Manter o peso ideal;
– Manter atividades físicas;
– Não ficar prendendo a urina.

– Cuidado com uso de descongestionantes nasais ( fazem vasoconstrição da próstata e bexiga , dificultando a saída da urina). O Brasil tem um número elevado de homens com alteração de próstata, porém nem todas elas são malignas. Existem 2 tipos de aumento da próstata . O aumento esperado e aguardado, a hiperplasia benigna da próstata ( HBP) e o câncer da próstata. Entenderemos um pouco sobre cada um agora.

HBP

Aos 40 anos, aproximadamente, 20% dos homens apresentarão HBP, que aumenta com o passar dos anos, ao chegarem aos 80 anos, 90% da população masculina, a apresentarão. E como a glândula envolve a uretra, essa quando cresce, pode gerar até uma obstrução urinária, na qual pode prejudicar a bexiga e os rins.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer no Brasil, o câncer de próstata é o segundo maior entre os homens, sendo o primeiro o de pele, merecendo ATENÇÃO especial. Existem fatores que predispõem o surgimento do câncer,(como os ambientais,dietéticos e hereditários. O diagnóstico dessas alterações é feito pelo urologista, pelo toque retal e a dosagem do Antígeno Específico da Próstata(PSA). Os exames são de extrema importância e precisam ser desmistificados e necessário se torna abandonar tabus injustificados . Só assim, de forma periódica será possível reduzir os casos, tratamentos antecipados, maior número de cura e vidas salvas! O diagnóstico do câncer é dado, quando há toque retal. O médico observa alteração da próstata no que diz respeito à consistência da mesma , locais mais endurecidos, somado ao aumento do PSA. Se ocorrer isso , uma biópsia deverá ser realizada para detectar qual o tipo de tumor e indicar o tratamento.

CÂNCER DE PRÓSTATA, nós precisamos TOCAR nesse assunto!

FIQUE ATENTO AOS CUIDADOS COM A PRÓSTATA.

O mês de novembro é o dedicado para maior conscientização para lembrar a população desse cuidado. O NOVEMBRO AZUL. Seja homem! Se cuide , afinal o nosso corpo foi criado por Deu O templo do Espírito Santo. Paz e bem!