Antônio Ierárdi Neto. Curador de Fotos e Vídeos do Memorial UNESER.

O antigo aluno afonsiano, Antônio Ierárdi Neto, enviou para o Memorial UNESER mais algumas fotos que registram grandes lições.

Era a época dos Seminários dos menores, uma forma bem intencionada de falar da criançada que ia estudar ali.

Seguem 3 fotos: a primeira, de1958, na Pedrinha (hoje Vila Santo Afonso),

a segunda, em 1960 e a terceira, em 1961. Certamente, foi ainda ontem… que alguns dos associados da UNESER estiveram postados para uma foto, fato de grande importância.

  

Nestas fotos estão seminaristas e os padres professores do nosso Seminário Santo Afonso. Mais do que registrar um memorável saudosismo, cumpre-se, também, o dever da gratidão a esses padres professores que, empenhados,  ofereceram o que podiam de melhor para a educação desses jovens todos. Certamente, sabiam – os professores – que nem todos ali “virariam” padres, mas conscientemente formavam cidadãos católicos para atuarem com firmeza em suas sagas de vida.

Já se falou que se somássemos todo o contingente de alunos que estudaram nas Casas Redentoristas (apenas no Brasil) teríamos uma das maiores escolas de formação do país. Uma contagem poderá confirmar.

O foco aqui é reconhecer que a determinação de antigamente se mantém até hoje e nada foi “pedido em troca”, nem uma vida cristã reta.

Tem razão o Ierárdi Neto quando afirma que, dessas fotos, surgiram ótimos sacerdotes. Assim como, milhares de famílias cristãs foram formadas em meio a esses jovens todos.

Entre erros e acertos, conta-se que os acertos foram altamente positivos até do ponto de vista de obra social.

Parabéns Ierárdi! O elo pode ter se alongado, mas não está perdido. “Uma vez Redentorista, sempre Redentorista.”

Pedro Dias

View Comments

  • Agradeço pela publicação sobre SEMINÁRIOS MENORES! Entretanto persiste uma grande dúvida: POR QUE DESCONTINUARAM-SE OS SEMINÁRIOS MENORES NOS DIAS DE HOJE? Na minha época, anos 50 e 60, existiam os junioristas e juvenistas, idades a partir de 11 anos até 20, em número médio de 200 seminaristas, orientados apenas pelos sacerdotes da congregação... POR QUE ISSO DEIXOU DE EXISTIR????

    • Olá, Ierárdi Neto: o que segue não é uma posição oficial, mas uma observação que já ouvi em algumas Congregrações: o custo da formação (alimentação/saúde/esporte/casa e outros itens) fica muito oneroso. Os custos estruturais no Brasil são muito pesados para qualquer organização, além de aspectos legais para se cuidar de menores de idade. Pensamos que possa ser um indicativo de não recrutar vocações jovens como se fazia antes.

      • Amigo Pedro, obrigado pela resposta... Uma das razões porque apoio a UNESER mais moderna é o que sempre defendi: Aproveitemos as ideias na união das pessoas que um dia viveram excelentes momentos propícios ao aprendizado da cultura e religião. Essas pessoas a que refiro são em geral provenientes de famílias pobres, minha mãe era viúva faxineira, sem condições para mantê-las em uma escola com igualdade de condições, ou até mais, a outras muito caras e inacessíveis. Vejo isso nesta sua oportuna conduta! Devemos debater sem medo, sem críticas negativas, sem ofender!
        Quanto ao que diz, classifico o SEMINÁRIO MENOR, no sentido em que participamos como uma enorme OBRA SOCIAL que merece muita atenção de quem se preocupa com necessitados....Entendo que isso tenha mais valor do que obras até faraônicas que hoje se praticam em templos e até em casas de repousos e conventos...Quando um dia(janeiro/2012) debati esse tema o então ecônomo da basílica mandou-me dar bom dia a cavalos ao invés de trazer-me uma resposta saudável e correta!
        Pedro, quando mandei a matéria, foi exatamente no sentido do bom debate e você atendeu! Obrigado! E que outras pessoas, como você, tragam-nos argumentos!

  • olal yerardi..parabens pelas fotos....voce é indispensavel... tem ideia de quantas pessoas sao nas fotos...ali compreendia quais cursos.... em tempo....o retiro esta ai...e voce bem que poderia estar participando ou pelo menos visitando os amigos que ha muito nao ve... agurdamos voce por la...

    • Meu bom amigo/colega Zequinha!!!!
      Obrigado, pela mensagem!
      Naquelas fotos, a da Pedrinha, 1958, eram alunos apenas da 1ª Série Ginasial, ou seja, o quinto ano de hoje do Fundamental! Nessa época a Casa da Pedrinha, mantinha ca.95 a 100 junioristas no PRESSA-PRÉ-SEMINÁRIO! Estive lá em 1957!
      Já as outras duas fotos, 1961/1962, mostram junioristas e juvenistas em ca.de 200 cada ano, que cursavam a 2ª, 3ª e 4ª Séries do Ginásio (correspondendo do sexto ao oitavo ano do Fundamental de hoje) e as 1ª, 2ª e 3ª Séries do Clássico/Científico ( Correspondendo ao Estudo Médio de agora)!
      Olhe Zequinha, polêmicas à parte, sempre entendi que o SEMINÁRIO MENOR, sobre ser um preparatório ao sacerdócio por excelência e objetivo principal, não deixou de ser uma GRANDE OBRA SOCIAL que ajudou na formação de forma completa daqueles seminaristas, pobres em maioria, cujos egressos, nosso caso, formaram, dada a primorosa orientação recebida, cultural e religiosa, famílias no melhor sentido! E dessas famílias, neste bom exemplo de vida, surgem outras tantas após filhos e netos!!!!
      Zequinha, participei do ENESER -encontro/live- deste ano! O Retiro será presencial... Farei esforço para comparecer! Um forte abraço!

Recent Posts

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

1 dia ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

3 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

5 dias ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

6 dias ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

7 dias ago

A Encarnação do Verbo (Chico Machado)

Sexta feira da Terceira Semana da Páscoa. O tempo é pascal, mas o mês de…

1 semana ago