Antônio Ierárdi Neto. Curador de Fotos e Vídeos do Memorial UNESER.

O antigo aluno afonsiano, Antônio Ierárdi Neto, enviou para o Memorial UNESER mais algumas fotos que registram grandes lições.

Era a época dos Seminários dos menores, uma forma bem intencionada de falar da criançada que ia estudar ali.

Seguem 3 fotos: a primeira, de1958, na Pedrinha (hoje Vila Santo Afonso),

a segunda, em 1960 e a terceira, em 1961. Certamente, foi ainda ontem… que alguns dos associados da UNESER estiveram postados para uma foto, fato de grande importância.

  

Nestas fotos estão seminaristas e os padres professores do nosso Seminário Santo Afonso. Mais do que registrar um memorável saudosismo, cumpre-se, também, o dever da gratidão a esses padres professores que, empenhados,  ofereceram o que podiam de melhor para a educação desses jovens todos. Certamente, sabiam – os professores – que nem todos ali “virariam” padres, mas conscientemente formavam cidadãos católicos para atuarem com firmeza em suas sagas de vida.

Já se falou que se somássemos todo o contingente de alunos que estudaram nas Casas Redentoristas (apenas no Brasil) teríamos uma das maiores escolas de formação do país. Uma contagem poderá confirmar.

O foco aqui é reconhecer que a determinação de antigamente se mantém até hoje e nada foi “pedido em troca”, nem uma vida cristã reta.

Tem razão o Ierárdi Neto quando afirma que, dessas fotos, surgiram ótimos sacerdotes. Assim como, milhares de famílias cristãs foram formadas em meio a esses jovens todos.

Entre erros e acertos, conta-se que os acertos foram altamente positivos até do ponto de vista de obra social.

Parabéns Ierárdi! O elo pode ter se alongado, mas não está perdido. “Uma vez Redentorista, sempre Redentorista.”