PEDRO AVELAR EM PROSA & POESIA

Ah, “se eu puder ao menos colocar a mão no seu manto, serei curada”…

Pedro Avelar. Escritor e poeta.

Se existe alguma forma de inveja bem-intencionada e perdoável, é essa que tenho da mulher anônima que logrou tocar as vestes de Jesus no aperto da multidão que O cercava, como relata o evangelista Marcos.

Ela já consumira as posses sem sucesso buscando a cura e só mesmo a intervenção divina lhe restituiria a saúde. E a dignidade, que ajuda a espancar a timidez, o temor humano. Tenho essa dificuldade de compreensão: os fiéis erguem com entusiasmo os braços no Pai Nosso que entoam coletivamente.

E se abraçam cordialmente, no rito eucarístico da paz, se a saúde pública não os impede. Eu, assim instintivamente, me recolho e, às vezes, me acorrem pensamentos ruins, como aquele em que imagino convivas bem alimentados irmanados nos gestos de paz e altruísmo ali dentro da igreja, mas que vejo minutos depois destratando os flanelinhas que os incomodam no estacionamento de suas vans de vidros escurecidos, para que não sejam vistos no seu recanto próprio.

Bem, não sou o dono da verdade e na verdade nem sei por que digo isso, talvez em desconforto que me acode constatando as diferenças da sorte, dos “incluídos” e dos “excluídos”. E volto, então, à mulher anônima que invejei. Deus, Criador, sabe tudo, mas o Deus feito homem, para a redenção, age como a criatura, tanto assim que indaga, como qualquer mortal: – “Quem me tocou?”.

É o Redentor, mas o Cristo tem necessidade de provocação, do apelo humano, e estender a mão não se faz ao acaso… Há que se superar o medo, a timidez, a concorrência, a opressão da multidão. Mas o desforço tem sua recompensa imediata, que o Salvador, O que cura, sente a força que Dele se extraiu e, mais do que o milagre da restituição da saúde à mulher, volta-se e olha para a desconhecida:

– “Tua fé te salvou. Vai em paz.”

Pedro Dias

Recent Posts

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

24 horas ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

5 dias ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

6 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

1 semana ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

1 semana ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

1 semana ago