UM DISCÍPULO DE JESUS, POR SERGIO ALEJANDRO RIBARIC’

Conheci o Padre Luiz Carlos de Oliveira numa palestra que ministrei na Vila Santo Afonso (Casa da Pedrinha). Lugar de beleza ímpar, propício para estudos, oração, descanso e convivência, localizada na cidade de Guaratinguetá (SP).

Prof. Sergio A. Ribaric’. Teólogo, escritor e palestrante.

A palestra seria sobre os fundamentos teológicos do sacramento do perdão (também conhecido como Sacramento da reconciliação ou penitência). Quase uma pretensão de minha parte, afinal o que um teólogo “acadêmico” poderia acrescentar a 27 padres redentoristas que trabalham há anos no santuário, atendendo e ouvindo centenas de confissões entre os peregrinos que visitam a casa da mãe semanalmente?

Não nego que me sentia constrangido. E assim comecei a minha fala, fazendo uso de um trocadilho, confessando a todos o meu constrangimento e deixando claro que não era eu que deveria estra falando, mas deveria sim, ouvi-los a todos e aprender com a sua experiencia.

Um dos presentes era o Padre Luiz Carlos.

Sentado numa das últimas poltronas do amplo e lindo salão, condescendia-me com sua atenção e vez ou outra me interpelava com alguma e sempre pertinente pergunta ou comentário.

O pequeno espaço de tempo do almoço nos permitiu mais conversas particulares e sua simpatia e acolhimento me serviu em muito pra me sentir mais em casa.

Mais tarde, meses talvez, fui convidado a um programa de televisão da tv Aparecida, sob a batuta do padre Ulysses e para minha surpresa o Padre luiz Carlos dividiria o palco comigo. Mais uma vez nesta oportunidade pude perceber sua lucidez e como colocava seu conhecimento teológico a serviço de sua missão e ação pastoral. Aliás, uma característica clara do carisma Redentorista. Não é tarefa fácil unir certos temas teológicos e expô-los de maneira clara e simples. Naquele dia, o coloquei na minha serie de pessoas que admirava.

Por uma triste coincidência, soube de sua morte exatamente no dia em que novamente estava em Aparecida para gravar algumas participações em outros programas da tv Aparecida. E justamente o tema que eu falaria nesse programa seria “acolhida”. Algo que experimentei pessoalmente naquele dia por este padre que, como bom discípulo de Jesus, mais que definir palavras as definia na prática e nos exemplos de ações.

Mineiro do município de Sacramento (MG), Pe. Luiz Carlos desempenhou diversas atividades na Congregação: foi pároco, trabalhou na formação de seminaristas, foi mestre de noviços, trabalhou no Santuário Nacional e foi secretário provincial. Também escreveu diversos artigos, homilias e reflexões dominicais para o A12 (www.a12.com). Foi, como tantos outros padres dessa abençoada congregação, missionário comprometido com o povo, um homem que um dia, ouvindo o chamado de Jesus “Vem e segue-me, pregue o evangelho e anuncie o Reino de Deus”, fez dessas palavras a sua vida!

Padre Luiz Carlos de Oliveira foi autor de vários livros. Alguns deles permito-me elencar abaixo:

Santidade Redentorista, foi organizado pelo Pe. Luiz Carlos, apresenta uma biografia resumida de cada um dos santos, beatos, veneráveis e servos de Deus que pertenceram à Congregação Redentorista na qual fazia parte. Essa contribuição se destina a seminaristas, religiosos que de alguma maneira vivem e compartilham a espiritualidade Redentorista e aos leigos que possam conhecer um pouco mais da congregação fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.

Experimentar o Amor de Jesus Cristo. Uma reflexão sobre a Espiritualidade Redentorista a partir da intuição e do carisma concedido à Igreja através da Família Redentorista. Nessa perspectiva, o autor examina o cristocentrismo em Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas. Essa reflexão nos proporciona entender melhor o fundamento do carisma de ser “Viva Memória e Continuação de Jesus Cristo Redentor” e deste modo conhecer mais o Cristo que Santo Afonso conhecia entendendo mais profundamente a espiritualidade redentorista que tantos frutos deu para a Igreja.

Pedro Dias

Recent Posts

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

18 horas ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

5 dias ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

6 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

1 semana ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

1 semana ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

1 semana ago