A MISSA COMO “SALDO” PESSOAL EXISTE?, por NELSON PEIXOTO

Entre nosso grupo de ex-seminaristas, há uma justificativa, humorada ou não, de dizer que já assistimos tanta missa que temos um saldo que nos permite faltar aos domingos e dias santos de guarda.
Conta-se que numa aula, um de nossos colegas perguntou para o padre professor Jorge Normando, por que rezamos tantas missas?
A resposta foi uma pergunta e uma afirmação: “o que você queria que a gente rezasse?” “A MISSA É A MELHOR ORAÇÃO”.
Reflitamos, de forma livre e orante, sobre essa pergunta e essa afirmação que se entende quando se dá o coração na fé em Jesus que nos convida ao seguimento.
Como Santo Afonso se posicionou sobre a Missa? O que nos escreveu e inspirou?

MISSA COMO AÇÃO DE GRAÇAS.

1. Agradecemos do fundo de nossa razão e do coração ao Amor Primeiro que o Pai já nos tinha, pessoalmente e infinitamente, antes da criação do mundo.

2. Disse Santo Afonso que a maior gratidão é manifestada na eucaristia, ação de graças que faz memória de toda a obra da redenção, e na qual repetimos o que mandou Jesus que fizéssemos em sua memória, na ceia derradeira daquela quinta-feira santa em diante.

3. A missa é um conjunto bem orquestrado de orações de todos os tipos. Será a melhor oração ou conjunto de preces de gratidão, louvor, de escuta e de resposta ao Pai, através e com Jesus, e por Ele todos os bem-aventurados, destacando-se sua Santa Mãe, venerada e amada com todos os títulos.

4. A plenitude da graça em Maria, revela-se em tantas formas humanas de chamá-la a partir das dores, das alegrias e muito mais de nossa condição humana.

Assim, gratos somos pela linguagem que nos aproximam, mesmo precariamente, como titulos/trilhas que chegam ao Pai e revelam um pouco do seu rosto misericordioso.

Missas demais, comunhão eucarística e comunhão espiritual são tudo para a Copiosa Redenção e nada para medir o tempo que gastamos por mera obrigação.

“Ficai certos de que todos os instantes da vossa vida, o tempo que passardes diante do Divino Sacramento será o que vos dará mais força durante a vida, mais consolação na hora da morte e durante a eternidade.”

Para Santo Afonso, a eucaristia era continuada por sua adoração ao Santíssimo Sacramento. Estão aí as visitas, que também rezávamos no seminário, desde o dia primeiro do mês, com a pergunta do que se faz diante do sacrário até o dia 31, quando Afonso pergunta: “Homens, por que fugis da minha presença?”. E prossegue Afonso:
“Compreendamos bem… no sacramento do altar, Jesus se ocupa sem cessar, dia e noite em exercer a nosso favor o caridoso ofício de advogado, oferecendo-se como vítima ao seu Eterno Pai para nos obter Dele misericórdias e graças sem número”.

Por falar em saldo, os devedores somos nós. Éramos insaldáveis que em Jesus zeramos a conta. Com obra redentora na dinâmica do tempo e dos espaços da humanidade, nos libertamos e seguimos na vida com nossas ocupações.

Precisamos estar com o Redentor para anunciar o “missa est” sem fim, enviados a todos que encontrarmos pelo caminho.
“Uma vez Redentorista, sempre Redentorista agradecido!

Nelson Peixoto, Diretor de Liturgia da UNESER

Pedro Dias

Recent Posts

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

10 horas ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

4 dias ago

Jesus, Palavra e ação (Chico Machado)

Quarta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos cada dia mais próximos da Festa de…

6 dias ago

Eu sou a porta (Chico Machado)

Segunda feira da Quarta Semana da Páscoa. Mais quatro outras semanas e já estaremos dentro…

1 semana ago

Eu Sou o Bom! (Chico Machado)

Quarto Domingo da Páscoa. Domingo do Bom Pastor. Domingo de oração pelas vocações. Sempre no…

1 semana ago

A quem iremos, Senhor? (Chico Machado)

Sábado da Terceira Semana da Páscoa. Seguimos dando prosseguimento ao contexto do Ressuscitado. Jesus está…

1 semana ago