QUANDO A RESSURREIÇÃO É UMA INSURREIÇÃO. POR NELSON PEIXOTO.

Nelson Peixoto. Diretor de Liturgia da UNESER.

Essa iluminação afirmativa não é minha, mas me dá muita esperança para continuar crendo na Vitória da Cruz, germinada na morte de Jesus e solidária com os condenados do mundo, tanto faz se pelas religiões ou pelos governos ditados pelas leis e práticas econômicas.

Mas a nossa Páscoa acontece no “cronos” dos dias festivos de Jerusalém. Tornou-se “kairós” de graça da memória revivida na Semana Santa, fechando a Quaresma. É o tempo como “aion” que determina o amor ilimitado de Deus, Pai de Jesus, desde a Criação, no seio de Maria, na Cruz e no túmulo vazio. E para sempre na meio de nós e conosco fazendo o Reino crescer.
A plenitude do tempo que chegava ao fim e ao novo começo. Domingo de Ramos com a entrada em Jerusalém, aclamado numa expectativa triunfante de Messias revolucionário, à moda do império da violência.
Na Quinta-Feira , instituindo o sacramento do lava-pés como prova de discipulado de seguimento e do sacramento memorial eterno do que aconteceria com seu Corpo e Sangue, a ser sempre lembrado, cada vez que fosse realizado.
Enfim, na Sexta-feira, o desfecho da sentença de morte articulada e planejada para o irredento revolucionário sem armas que se deixa prender, ser maltratado, punido e morto como condenado por Deus. Tudo por Amor, até então, perdido.
Na dor suprema, sofre o abandono dos seus, restando apenas mulheres que seguiam de longe, porque se sentiram tão amadas, por Aquele que passou a vida insurgindo contra o modus vivendi da exploração político-religiosa, mas fracassou.
O Domingo da Páscoa da Ressurreicão de Jesus é o Dia da Insurreição em que o Amor Misericordioso de Deus gerou a Palavra da nova Recriação da Humanidade, por meio do Filho amado que viveu a solidariedade com os crucificados de todos os tempos.
Desta vez, o aniquilamento de Deus ou da sua morte, proclamou a vitória da Vida e da Justiça que não dependerão mais das Leis. A partir de então, é o amor infinito e sem barreiras que avança no tempo até a consumação final como Reino de Deus plenificado.
O Amor sem limites de Deus, trará perdão disponível até para os opressores. Ninguém escapará das graças do Pai bom que pensa em todos e em cada um, porque já deu a vida e não pode perder nenhum.
As portas do inferno não prevalecerão contra ninguém, pois quem desceu lá, libertou os cativos e fechou as portas para sempre, fazendo a maior insurreição contra os maus ditos dos juízes sem misericórdia da aplicação das leis deste mundo.
Esta descida entre os “mortos vivos” da opressão é, igualmente , o processo de solidária libertação dos porões de todas as ditaduras e sistemas sub-humanos.
Os condenados deste mundo ressurgirão das sombras e se insurgirão, destronando os poderosos que verão ruir seus palácios e suas fortunas.
Haverá misericórdia disponível, uma torrente de luz que o Pai vai enviar sobre eles para que reconheçam quão insustentável e inútil foram as tramas da morte.
A Ressurreição de Jesus será definitivamente a aura de santidade dos perseguidos que vão segurar seus verdugos pelas mãos para que não se percam e entrem na mansão dos esquecidos.
Jesus os colherá do chão infernal e os conduzirá para o banquete do Reino, quando com lucidez e sem impedimentos afetivos, se deixarem abraçar.

Eterna é a sua misericórdia! Ele é o alfa e o ômega, princípio e fim, no tempo e na eternidade, com todos os seus filhos!

FELIZ PÁSCOA!

Pedro Dias

Recent Posts

A medida do amor (Chico Machado)

Quinta feira da Quinta Semana da Páscoa. Pouco mais de duas semanas nos separam do…

15 horas ago

Permanecer para pertencer (Chico Machado)

Quarta feira da Quinta Semana da Páscoa. Festa de São José, o operário de Nazaré.…

2 dias ago

A paz de Jesus (Chico Machado)

Terça feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos pisando o chão do 121º dia deste…

3 dias ago

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

4 dias ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

1 semana ago