“É GENTE DAQUI…!”, por Jonival Côrtes

JONIVAL CÔRTES. Presidente da UNESER

Corre pelas ruas mineiras, deste mundão de Deus, a boa notícia que “um dos nossos chegou lá! Padre Rogério Gomes é gente nossa. Saiu daqui ‘quietinho’ e ó… ganhou o mundo.” Mais orgulho que isso é praticamente impossível.

Além do sentimento de satisfação, de localidade, de proximidade, há ,claro, o necessário aspecto de identidade: o Padre é gente nossa (e está só começando)!

E isso não se posta no nível do ufanismo pretensioso, mas sim da gente humilde e batalhadora que constantemente supera desafios, engole sapos, segura em fio desencapado e não desiste nunca de buscar um degrau a mais na escada das conquistas e polimento dos talentos recebidos por bondade divina.

Corre também por outras avenidas, em animadas conversas, que “um ex-seminarista é Superior Geral da nossa Congregação”. Aliás, desde que o mundo é o mundo, gira como foi feito, e a Ordem dos Redentoristas foi instituída, a missão do Superior Geral é atividade de “ex-seminarista”, padre ou irmão que seja.

E aqui também, se aclara, que não é um “classismo” pretencioso…, trata-se sim de adentrar aos novos conceitos de pertencimento e identidade vocacional, que todos temos. Estudantes de seminário, quando se formam nos estudos, passam a assumir suas vocações: sejam como sacerdotes ou leigos. Contudo, essa é uma outra conversa, para outro dia de cafezinho.

Hoje, toda a UNESER celebra com muita alegria a notícia que “um dos nossos chegou lá!”. A bem verdade, já estava lá e de algum modo o Senhor, nosso Deus, já o encaminhava nessa missão, tendo assim orientado a Santo Afonso, Beata Maria Celeste, São Clemente, São Geraldo, e a comunidade santa Redentorista que ali reside com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A razão dessa inefável satisfação advém da bela, simples e inspirada mensagem que o “nosso Padre Rogério” enviou “urbi et orbi”. Diz a mensagem que inclui a todos nós, logo nas suas primeira linhas:

“Gostaria de dirigir-lhe a minha primeira mensagem simples:
A todos os confrades capitulares,
Aos confrades de cada Conferência, especialmente àqueles que vivem em situações de guerra, perseguição e em situações de dor e sofrimento em suas vidas, nossos idosos,

A todos os nossos formadores e formandos: amo-vos muito! Ontem, recordamos o nosso querido Beato Gaspar. Na sua figura, lembro-me de todos os nossos formadores,

À família redentorista,
Às freiras redentoristas,
Aos Oblatos, leigos e leigas associados à nossa missão,
Aos nossos ex-seminaristas redentoristas.”

Aos bons entendedores, basta essa referência para que o sentimento de localidade e de proximidade e identidade se apresentem, pois mais que uma simples mensagem do Líder, está o expresso convite de caminhada unida e solidária. Firme e determinada de quem sai de sua casa e ruma para cuidar do “grande jardim”, lembraria a ele e a todos o sábio eremita.

No corpo de suas reflexões-convite, alinhados em 4 páginas e 1337 palavras, está o credo do mesmo jovem vocacionado, que planta sementes e cuida de sua seara e ali menciona também que “Como Congregação devemos lembrar que somos um corpo missionário trabalhando colegialmente (cf. Const. 2) e é este corpo missionário que não nos permite fragmentar ! Estarei pedindo sua colaboração.” A de todos, sem exceções, completo eu.

O Padre Rogério nos orgulha sobremaneira. Paciente e objetivo como sempre foi, caminha com a sabedoria das ruas mineiras, dos campos brasileiros e da searas mundiais. O Espírito Santo age, cremos todos.

A UNESER está em festa, alegre e mais que nunca repleta de ex-seminaristas que cuidam de jardins em tantas comunidades e que agora têm um dos seus ali na cadeira do Superior Geral, como têm tido ao longo de sua existência. Mas, é que agora “mexeram no nosso queijin”, os olhares são de pé na roça e cafezin no canto do fogão à lenha, é jeitão de quem anda pelas barrancas dos ribeirinhos, navega pelos corixos amazônicos.

Com indisfarçável alegria e muito orgulho , a UNESER deseja ao (nosso) novo Superior Geral, Padre Rogério Gomes, e Conselheiros, os melhores votos de pleno sucesso, perseverança e determinação.

Acreditamos, igualmente, que juntos podemos mais, ir mais longe, mais forte e proclamar:

Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Viva Beata Maria Celeste Crostarosa!

Viva Santo Afonso! E a galeria de Santos, Beatos e Servos do Redentor”.

Estamos juntos e misturados.

 

Pedro Dias

Recent Posts

A medida do amor (Chico Machado)

Quinta feira da Quinta Semana da Páscoa. Pouco mais de duas semanas nos separam do…

12 minutos ago

Permanecer para pertencer (Chico Machado)

Quarta feira da Quinta Semana da Páscoa. Festa de São José, o operário de Nazaré.…

1 dia ago

A paz de Jesus (Chico Machado)

Terça feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos pisando o chão do 121º dia deste…

2 dias ago

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

3 dias ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

1 semana ago