JONIVAL CÔRTES. Presidente da UNESER

Corre pelas ruas mineiras, deste mundão de Deus, a boa notícia que “um dos nossos chegou lá! Padre Rogério Gomes é gente nossa. Saiu daqui ‘quietinho’ e ó… ganhou o mundo.” Mais orgulho que isso é praticamente impossível.

Além do sentimento de satisfação, de localidade, de proximidade, há ,claro, o necessário aspecto de identidade: o Padre é gente nossa (e está só começando)!

E isso não se posta no nível do ufanismo pretensioso, mas sim da gente humilde e batalhadora que constantemente supera desafios, engole sapos, segura em fio desencapado e não desiste nunca de buscar um degrau a mais na escada das conquistas e polimento dos talentos recebidos por bondade divina.

Corre também por outras avenidas, em animadas conversas, que “um ex-seminarista é Superior Geral da nossa Congregação”. Aliás, desde que o mundo é o mundo, gira como foi feito, e a Ordem dos Redentoristas foi instituída, a missão do Superior Geral é atividade de “ex-seminarista”, padre ou irmão que seja.

E aqui também, se aclara, que não é um “classismo” pretencioso…, trata-se sim de adentrar aos novos conceitos de pertencimento e identidade vocacional, que todos temos. Estudantes de seminário, quando se formam nos estudos, passam a assumir suas vocações: sejam como sacerdotes ou leigos. Contudo, essa é uma outra conversa, para outro dia de cafezinho.

Hoje, toda a UNESER celebra com muita alegria a notícia que “um dos nossos chegou lá!”. A bem verdade, já estava lá e de algum modo o Senhor, nosso Deus, já o encaminhava nessa missão, tendo assim orientado a Santo Afonso, Beata Maria Celeste, São Clemente, São Geraldo, e a comunidade santa Redentorista que ali reside com Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A razão dessa inefável satisfação advém da bela, simples e inspirada mensagem que o “nosso Padre Rogério” enviou “urbi et orbi”. Diz a mensagem que inclui a todos nós, logo nas suas primeira linhas:

“Gostaria de dirigir-lhe a minha primeira mensagem simples:
A todos os confrades capitulares,
Aos confrades de cada Conferência, especialmente àqueles que vivem em situações de guerra, perseguição e em situações de dor e sofrimento em suas vidas, nossos idosos,

A todos os nossos formadores e formandos: amo-vos muito! Ontem, recordamos o nosso querido Beato Gaspar. Na sua figura, lembro-me de todos os nossos formadores,

À família redentorista,
Às freiras redentoristas,
Aos Oblatos, leigos e leigas associados à nossa missão,
Aos nossos ex-seminaristas redentoristas.”

Aos bons entendedores, basta essa referência para que o sentimento de localidade e de proximidade e identidade se apresentem, pois mais que uma simples mensagem do Líder, está o expresso convite de caminhada unida e solidária. Firme e determinada de quem sai de sua casa e ruma para cuidar do “grande jardim”, lembraria a ele e a todos o sábio eremita.

No corpo de suas reflexões-convite, alinhados em 4 páginas e 1337 palavras, está o credo do mesmo jovem vocacionado, que planta sementes e cuida de sua seara e ali menciona também que “Como Congregação devemos lembrar que somos um corpo missionário trabalhando colegialmente (cf. Const. 2) e é este corpo missionário que não nos permite fragmentar ! Estarei pedindo sua colaboração.” A de todos, sem exceções, completo eu.

O Padre Rogério nos orgulha sobremaneira. Paciente e objetivo como sempre foi, caminha com a sabedoria das ruas mineiras, dos campos brasileiros e da searas mundiais. O Espírito Santo age, cremos todos.

A UNESER está em festa, alegre e mais que nunca repleta de ex-seminaristas que cuidam de jardins em tantas comunidades e que agora têm um dos seus ali na cadeira do Superior Geral, como têm tido ao longo de sua existência. Mas, é que agora “mexeram no nosso queijin”, os olhares são de pé na roça e cafezin no canto do fogão à lenha, é jeitão de quem anda pelas barrancas dos ribeirinhos, navega pelos corixos amazônicos.

Com indisfarçável alegria e muito orgulho , a UNESER deseja ao (nosso) novo Superior Geral, Padre Rogério Gomes, e Conselheiros, os melhores votos de pleno sucesso, perseverança e determinação.

Acreditamos, igualmente, que juntos podemos mais, ir mais longe, mais forte e proclamar:

Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!

Viva Nossa Senhora Aparecida!

Viva Beata Maria Celeste Crostarosa!

Viva Santo Afonso! E a galeria de Santos, Beatos e Servos do Redentor”.

Estamos juntos e misturados.