Categories: EspiritualidadeMural

PALAVRA VIVA – 6 DE SETEMBRO DE 2021

Lucas 6,8-10: “Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem de mão seca: – Levanta-te e fica aqui no meio. Ele se levantou e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: – Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: – Estende a tua mão. O homem assim o fez e sua mão ficou curada.”

Jesus, sua atitude diante dos fariseus e mestres da lei deixa bem claro que uma instituição religiosa prova o seu valor na medida em que pratica o bem e salva vidas humanas; e que suas leis, regras e tradições são inválidas, se não cumprem a finalidade de salvar a vida.

O senhor se ressente da incoerência e da insensibilidade de pessoas, que preferem salvar a própria autoridade do que a vida do próximo. Ao mesmo tempo, é admirável como o senhor se relaciona com as pessoas frágeis e doentes.

Convida aquele doente para que se levante, coloque-se no meio de todos, e sinta a sua dignidade, antes mesmo de ser curado. E ele se tornará um exemplo vivo para todos os demais.

Senhor, temos muito que aprender com os quatro Evangelhos. Nós os lemos e escutamos repetidamente, mas não os assumimos como normas constitutivas do nosso comportamento pessoal e comunitário.

Parece que são reduzidos a bons conselhos para quem deseja ser santo, quando, de fato, devem ser a regra de vida para todos o que se dizem cristãos e querem ser humanos e fraternos. Assim, somos muitos católicos, protestantes, ‘evangélicos’, ortodoxos, etc., mas bem poucos somos cristãos de verdade.

Senhor, continue nos dando o seu Espírito, que nos converta cada dia para o seu Reino de amor e de paz, de cuidado pela vida e de compaixão pelo próximo.

Maria santíssima, o jeito de ser e de viver do seu Filho, suas palavras e seus atos o levaram à cruz. Ensine-nos a seguir seus passos e a ser mais coerentes com a fé que professamos, para que possamos participar um dia da sua Páscoa. Amém!

Padre José Ulysses Silva, C.Ss.R.

 

Pedro Dias

Recent Posts

A medida do amor (Chico Machado)

Quinta feira da Quinta Semana da Páscoa. Pouco mais de duas semanas nos separam do…

12 horas ago

Permanecer para pertencer (Chico Machado)

Quarta feira da Quinta Semana da Páscoa. Festa de São José, o operário de Nazaré.…

2 dias ago

A paz de Jesus (Chico Machado)

Terça feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos pisando o chão do 121º dia deste…

2 dias ago

O defensor (Chico Machado)

Segunda feira da Quinta Semana da Páscoa. Seguimos celebrando cada dia, como dia de Páscoa.…

4 dias ago

Ide pelo mundo inteiro (Chico Machado)

Quinta feira da Quarta Semana da Páscoa. Estamos atravessando o 116º dia do ano de…

1 semana ago