Lucas 6,8-10: “Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem de mão seca: – Levanta-te e fica aqui no meio. Ele se levantou e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: – Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: – Estende a tua mão. O homem assim o fez e sua mão ficou curada.”

Jesus, sua atitude diante dos fariseus e mestres da lei deixa bem claro que uma instituição religiosa prova o seu valor na medida em que pratica o bem e salva vidas humanas; e que suas leis, regras e tradições são inválidas, se não cumprem a finalidade de salvar a vida.

O senhor se ressente da incoerência e da insensibilidade de pessoas, que preferem salvar a própria autoridade do que a vida do próximo. Ao mesmo tempo, é admirável como o senhor se relaciona com as pessoas frágeis e doentes.

Convida aquele doente para que se levante, coloque-se no meio de todos, e sinta a sua dignidade, antes mesmo de ser curado. E ele se tornará um exemplo vivo para todos os demais.

Senhor, temos muito que aprender com os quatro Evangelhos. Nós os lemos e escutamos repetidamente, mas não os assumimos como normas constitutivas do nosso comportamento pessoal e comunitário.

Parece que são reduzidos a bons conselhos para quem deseja ser santo, quando, de fato, devem ser a regra de vida para todos o que se dizem cristãos e querem ser humanos e fraternos. Assim, somos muitos católicos, protestantes, ‘evangélicos’, ortodoxos, etc., mas bem poucos somos cristãos de verdade.

Senhor, continue nos dando o seu Espírito, que nos converta cada dia para o seu Reino de amor e de paz, de cuidado pela vida e de compaixão pelo próximo.

Maria santíssima, o jeito de ser e de viver do seu Filho, suas palavras e seus atos o levaram à cruz. Ensine-nos a seguir seus passos e a ser mais coerentes com a fé que professamos, para que possamos participar um dia da sua Páscoa. Amém!

Padre José Ulysses Silva, C.Ss.R.