Quinta feira da Terceira Semana do Advento. A alegria e a esperança tomam conta dos nossos dias. Quanto planejamento, pensamentos positivos e expectativas assaltam a nossa alma. Por mais que seja uma festa que se repete a cada ano, sempre há algo de novo, semeando esperançamento em nossos corações nestes dias de paz em meio às guerras.

Uma centelha de luz povoa o nosso interior e já nos permite avistar no horizonte próximo, o Menino que vem ao nosso encontro. Deus se fazendo uma criança pobre, gerada no ventre de uma mulher, sem lugar adequado para nascer. Criança que deseja nascer no coração, nas mentes e nas atitudes de todos aqueles e aquelas que acreditam no sonho divino de um Deus se fazendo humano, estabelecendo aqui sua morada.

Ter fé é acreditar. Ter fé é sair de si mesmo e ir ao encontro. Ter fé é confiar que Deus tem um plano desenhado sob as coordenadas da misericórdia, do perdão e do amor gratuito e sem limites. Viver é mais do que acumular uma série de anos, mas acalentar sonhos de esperança, cheias de inspiração. A fé consistente nos anima a buscar nas pequenas coisas da vida, um motivo a mais para ser feliz!

Goiânia foi visitada pela chuva. Ela se fez presente durante toda a noite. Acordei muito cedo e, no ritmo dela a cair, me fiz sintonia de diálogo com Deus. Busquei os amigos e amigas, irmãos irmãs mais distantes e necessitados de proteção , carinho e cuidados e os coloquei no colo de Deus. Teologicamente, me irmanei ao sonho de Deus.

Teologia que está presente de forma muito significativa no texto da liturgia deste dia: o encontro triunfal de Maria com Isabel. O encontro teológico de duas gerações. O Antigo e o Novo se fundindo na Nova Aliança. As cortinas do Antigo Testamento se fechando e abrindo o Esperançar do Novo. João e Jesus dialogando através de duas mulheres guerreiras, em sintonia fina com o Espírito Santo.

Mais do que um encontro físico histórico, trata-se de um encontro teológico. Os mistérios de Deus sendo revelado e acontecendo através do universo feminino. De um lado o profeta que vem anunciar e conviver com a novidade (João); de outro, a novidade em pessoa (Jesus), cumprindo a promessa já feita, sendo a presença viva do transcendente na história humana.

“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. (Lc 1,45) Bem-aventurados os que acreditam! Feliz é você que acredita que Deus faz novas todas as coisas. Ele continua presente e agindo em cada um daqueles e daquelas que sonham o impossível e se fazem instrumentos de um mundo melhor. Crer, acreditar sonhar, parafraseando “Alice no País das Maravilhas”: “A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível”.