Quinta feira da Trigésima Segunda Semana do Tempo Comum. Duas semanas mais, e já estaremos trilhando o último mês deste ano de 2023. O dia de ontem já se foi. O dia de hoje está acontecendo no presente da história. O dia de amanhã se apresenta no horizonte das utopias dos que sonhamos com outro mundo possível.

Estou vivendo hoje um dia diferente dos demais. Depois de poucas horas mal dormidas, rezei distante de casa, num quarto de hotel, me preparando para participar da Etapa Regional da Educação (CONAEE), defendendo uma educação de qualidade social para todos, todas, todes.

Nos dias em que defendemos a diversidade como valor intrínseco do ser humano, celebramos o Dia Internacional da Tolerância. Uma data, cujo objetivo principal é o de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todas pessoas, fomentando a tolerância, o respeito, o diálogo e a cooperação entre as diferentes culturas, religiões, povos e civilizações.

A tolerância na diversidade é a arte de saber ver o outro como outro, diferente de mim, mas que me completa e me faz ser mais eu, na medida em que com ele, aprendo a conviver e a buscar o meu eu. Sou o que sou e quem sou, porque o outro mora em mim também como ser divergente de mim.

“Anunciaremos teu Reino, Senhor! Teu Reino!” Reino de Deus presente na história. Apesar dele já estar no meio de nós, os fariseus, tinham uma dificuldade enorme de entendê-lo na sua significância maior e duvidavam da proposta de Jesus. Tanto que “perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus”. (Lc 17,20)

Esta dúvida perpassa o universo de compreensão e inteligibilidade daquela gente. Na verdade, o que eles tinham resistência em aceitar, é que alguém como Jesus, pudesse ser o porta voz direto do Reino de Deus. Inadmissível para eles, que alguém vindo de Nazaré, da Galileia, falasse com propriedade sobre as coisas de Deus.

“O Reino de Deus está entre vós”. (Lc 17,21) Reino de paz, justiça. Reino de amor e verdade. Reino que está dentro de mim, dentro de você, dentro de todas as pessoas que fazem a sua adesão de caminhar com Jesus: “Eu sou a videira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar. (Jo 15,5) Ele já está presente em qualquer lugar onde a ação de Jesus é continuada por cada um de nós. Reino que está presente em todos aqueles que clamam por justiça. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”. (Mt 6,33)