Sexta feira da Vigésima Quinta Semana do Tempo Comum. Sextou no penúltimo dia do mês da Bíblia. Ainda há tempo de recomeçar e tomar contato com a palavra revelada. Deus falando-nos através da história de tantos que seguiram nas suas pegadas. “Toda Bíblia é comunicação”. Como nos dizia São Jerônimo, que amanhã teremos o seu dia: “Comece agora o que você será daqui para frente”. Entrar pela porta da Bíblia e fazer morada com o Deus da misericórdia, sempre pronto a acolher-nos seja de onde viermos. Com a Bíblia, tomamos contato com a família de Deus. Tudo o que vem da Bíblia dará frutos à seu tempo, basta que cultivemos a nossa fé.

Fé na vida! Fé na caminhada! Fé no Deus da vida que faz história conosco com a encarnação do Verbo. Jesus, o Verbo encarnado! Deus que vem visitar o seu povo e com ele fazer morada definitiva. O ser transcendente de Deus, se fazendo imanente dentro da história humana. De simples mortais humanos, passamos a fazer parte da divindade maior de Deus. Presente de Deus! Dádiva maior da gratuidade de Deus, fazendo de nós seres divinizados. Como rezamos com o salmista: “O Senhor está perto de todos os que o invocam, os que o invocam de coração sincero. Satisfaz o desejo dos que o temem, escuta o seu clamor e os salva. O Senhor protege todos os que amam”. (Sl 145,18-20)

Assim me fiz oração nesta manhã. Uma manhã de calmaria, depois da chuva que veio nos visitar nesta noite. A terra molhada, exalando o frescor e o perfume das folhas e flores, agradecidas. Um louvor uníssono da natureza, agradecendo a dádiva do Criador. Mesmo com toda a sua plumagem molhada, o alegre sabiá, não se cansa de louvar pela graça da chuva, que faz renascer o broto e daí o fruto. O ar purificado, lavou minh’alma lépida, pela busca do bem viver. Com a Mãe de Deus e nossa, repeti comigo em meu coração “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”. (Lc 1,46,47)

Enquanto a Igreja no dia de hoje, celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, aproveitamos para sintonizar a nossa vida com o projeto de amorosidade de Deus para conosco. Se antes, cada um deles era celebrado em datas diferentes, a partir do Concílio Vaticano II, passam a ser recordados em um só dia. Assim, a memória litúrgica ocorre em 29 de setembro. A história de vida de cada um deles traz um significado teológico. São Miguel, lutou contra as forças do mal; São Gabriel é o mensageiro do maior evento da história, a encarnação de Jesus, e São Rafael, acompanhou e protegeu na viagem o jovem Tobias e curou-lhe o pai cego. Eles têm a tarefa de conservar a transcendência e o mistério de Deus, ao mesmo tempo em que tornam presente e perceptível a sua proximidade salvífica.

Excepcionalmente, no dia de hoje a liturgia nos traz uma perícope (recorte) do Evangelho de São João. Este livro não faz parte daqueles que são considerados sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Para este evangelista, Jesus é o enviado de Deus, aquele que revela o Pai às pessoas. Deus ama tanto a cada uma destas pessoas que quer dar-lhes a vida. Assim, Jesus revela esse amor e realiza a vontade do Pai, dando sua vida em favor de todos nós. De forma didática, João mostra isso através dos sete sinais que ele apresenta na primeira parte do evangelho, salientando aí a importância do nosso compromisso de fé. Na segunda parte, mostra a mesma coisa, demonstrando a importância do amor e narrando o supremo sinal: a volta de Jesus ao Pai, através da sua paixão, morte e ressurreição.

O diálogo de Jesus no texto joanino é com o jovem Natanael. Este foi um dos doze apóstolos de Jesus, contudo apenas o evangelho de João o menciona por esse nome, já que os outros três o apresentam como Bartolomeu (Mt 10,2-4, Mc 3,16-19 e Lc 6,13-16). Natanael é um nome de origem hebraica, que significa “Deus deu” ou “presente de Deus”. Jesus que faz grandes elogios a este rapaz: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. (Jo 1, 47) Numa clara demonstração de que já o conhecia, para surpresa daquele moço: “De onde me conheces?” Sabe nada, inocente!

É também assim conosco. Jesus nos conhece e sabe quem nós somos. Ele sempre reconhece aqueles e aquelas que o Pai coloca em seu caminho. Ele reconhece Natanael: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. (Jo 1, 48) Jesus nos vê nas encruzilhadas de nossas vidas e também nos chama para fazer parte de seu grupo. Ele reconhece aqueles e aquelas que se colocam na mesma estrada do Reino com Ele. Optar por fazer parte deste grupo é lutar para levar uma vida digna à todos os sofredores, como o Padre Júlio Lancellotti mesmo diz: “É difícil compreender o amor de Deus. Não foi fácil para os discípulos, para os apóstolos. Também não é fácil para nós hoje”. E aí, vamos lá?