Terça feira da Primeira Semana do Advento: “ad-venio”, que quer dizer “vir, chegar”. A primavera se vestiu com os seus trajes tradicionais de festa, embalada pelo clima de verão. Estamos transitando no 339º dia do ano. 26 deles mais, e chegaremos às portas de 2024. A fase da lua é crescente. Nestes dias, nosso satélite alcançará sua fase de “último quarto” ou “meia lua”, surgida após a meia-noite, abrindo caminho para 10 noites de céus escuros e sem lua. Mas há algo especial nestes dias, já que na madrugada desta terça-feira, embora todas as luas do quarto sejam mais iluminadas, esta é a mais iluminada de 2023, segundo os dados dos estudiosos no assunto. Os mistérios da vida acontecendo no corrimão da história cronológica.

Dia 5 de dezembro é uma data especial. No dia de hoje comemoramos o Dia Internacional do Voluntário. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1985, com o intuito de incentivar e promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor de todo o mundo. A palavra “voluntário” vem do latim “voluntarius” e significa aquela pessoa que age por vontade própria. Esta palavra esta associada a outra “voluntas”, também em latim, e quer dizer vontade, que dá pleno sentido ao significado de voluntário. O que seria do mundo sem o voluntário, que abre o seu coração em generosidade, para fazer as coisas acontecerem gratuitamente?

Na gratuidade de meu ser voluntário, rezei agradecido a Deus por mais um dia de vida pela frente, permitindo que em meu ser, Deus possa acontecer. Por mais que seja difícil, a cada dia que amanhece, precisamos ter em nós o espírito Mariano: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,38) Aprender de Deus, aprender com Maria! Nela o mistério de Deus se revela. Ela que é a digna representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova.

Os mistérios do Reino acontecendo na história. Mesmo ciente deste contexto da revelação do Verbo que se faz carne na pessoa do Filho, a minha carne frágil e limitada está apreensiva. Os preparativos para a viagem de retorno médico em Goiânia tira-me um pouco o sossego, apesar dos 66 anos de calejada experiência de vida. Os anos vão passando e os cuidados com a saúde requerem mais dedicação. Aqui contando os dias para esta empreitada, não sem antes passar pela aldeia, para ser submetido aos cuidados dos saberes tradicionais ancestrais de um dos pajés, que não abre mão de que eu passe por lá. Uma sessão de “escarificação” é certa.

Rezei com o texto do Evangelho de Lucas. Uma das mais belas páginas de todo o Novo Testamento. A perícope de hoje é de Lucas 10,21-24, mas ela também aparece em Mateus 11,25-30. Uma das poucas vezes em que os evangelistas mostram para nós o conteúdo da oração de Jesus. Nesta oração, Jesus revela todo o mistério da vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Entretanto, os sábios e inteligentes, os “maiorais”, não são capazes de perceber a presença do Reino e sua justiça através de Jesus. Ao contrário, os desfavorecidos, pobres e marginalizados, os pequeninos, é que conseguem penetrar o sentido mais amplo e profundo dessa atividade de Jesus.

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu”. (Mt 5,3). Jesus veio tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado e colocado sobre os ombros do povo. Em troca, ele traz novo modo de viver na justiça e na misericórdia. O mistério do Reino revelado aos pequeninos. Reino de paz e justiça. Reino de transformação. O anúncio de Jesus é de felicidade, porque Ele proclama a libertação, e não o conformismo ou a alienação. “Essas coisas” é a vinda do Reino, através da palavra e ação de Jesus, tornando presente no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura de sociedade baseada na riqueza. Esta belíssima oração de Jesus nos mostra que de agora em diante, os pobres serão evangelizados e partirão para evangelizar a todos. Jesus conclui a sua oração mandando um recado a todos nós: “Muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”. (Lc 10,24) Que sejamos pequeninos e assim recebermos também a revelação do Mistério do Reino!