Prof. Ms. Dr. Sergio Alejandro Ribaric’. Teólogo e palestrante.

DOMINGO DE RAMOS

Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. (Marcos 11:1-11)

Depois de haver passado o dia de sábado descansando em casa de seus amigos, em Betânia, saiu para a cidade santa, Jerusalém. Um grande número de amigos e curiosos O acompanhou.

Quando os dois discípulos talvez Pedro e João (Lucas 22:8), que foram buscar o jumentinho chegaram, os demais discípulos improvisaram uma sela e a forraram com seus mantos, e logo começaram a louvá-lO com hosanas.

Foi num domingo anterior a  Páscoa que Jesus entrou, pela última vez em Jerusalém. Foi o primeiro dia da semana da Sua paixão e morte, atualmente conhecido como Domingo de Ramos. Muitos estenderam suas vestes pelo caminho e outros cortaram ramos de árvores e os espalharam pela estrada. Uma multidão seguiu Jesus gritando:

“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”

Assim era cumprida a profecia de Zacarias “Alegra-te muito, ó filha de Sião, exulta, ó filha de Jerusalém; eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado num jumentinho” (Zacarias 9:9). Cristo principiou em triunfo esta semana, ao ser aclamado como o Filho de Davi (Mateus 21:9). Findou em triunfo, também, a semana da Sua paixão, ressuscitando da morte.

Em vista da apoteótica manifestação, os fariseus, implacáveis inimigos de Jesus, furiosos, pediram-lhe que repreendesse seus discípulos. Mas Cristo, rompendo o silêncio que até ali guardara, declara que seus discípulos se calassem, as próprias pedras clamariam (Lucas 19:40).

Chegando a um determinado lugar, no caminho do monte das Oliveiras, de onde se descortinava toda a cidade, o Senhor ao observá-la, chora, e pronuncia estas palavras, com sentimento e emoção: “Há! Se tu conhecesses também, ao menos, neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos” (Lucas 19:41-44).

Poucos anos depois, a profecia de Cristo foi cumprida, com a destruição da cidade pelos romanos, sob as ordens de Tito, no ano 70 D.C…