VII Assembleia dos Redentoristas de América Latina e Caribe

Segundo dia: terça-feira, 21 de setembro

Iniciamos o segundo dia celebrando a memória litúrgica de São Mateus, Apóstolo. A primeira sessão do dia foi aberta apresentando as dúvidas referentes a elaboração dos novos estatutos. A comissão canônica teve a oportunidade de esclarecer algumas das dúvidas apresentadas.

Em seguida, Padre Rogério Gomes apresentou, em linhas gerais, o processo de reconfiguração. Começou sua fala expondo o panorama geral da congregação (o número de confrades, a faixa etária, as missões, etc) e em seguida salientou que o fundamento do plano de reconfiguração é a nossa missão, o que implica, por assim dizer, o plano apostólico.

A ideia principal é ler o plano de reconfiguração a luz do plano apostólico. Isso ajudará a renovar em nós o sentido de nossa resposta vocacional. Padre Rogério chamou a atenção também para que todos os confrades participem do processo, ainda que isso implique gastar tempo. É necessário delegar tarefas para as comunidades.

Outra coisa é estar atento para não centralizar o esforço somente na administração e esquecer da missão. É preciso ter o cuidado de não concentrar todo o trabalho nas mãos do superior maior. Será importante delegar funções para os conselhos e os superiores locais. É necessário também está atento para garantir uma boa representatividade no processo eleitoral das novas unidades.

Tomar o cuidado para não deixar missões sem a assistência necessária e para não se fechar a inspiração do Espírito Santo. Logo em seguida teve lugar o trabalho em grupo para partilhar os avanços e os desafios na aplicação do processo de reconfiguração.

Pela tarde foram apresentadas as diversas experiências de trabalhos e as realidades das três missões da Conferência (Cuba, Suriname e Uruguai). A partir dessa apresentação foram propostas algumas perguntas que nos ajudaram
a pensar sobre o nosso compromisso com as missões “ad gentes”.

Concluímos o dia de trabalho com a oração das vésperas da festa de São Mateus.