Os padres Javier Gorosterratzu Jaunarena, Ciríaco Olarte Pérez de Mendiguren, Miguel Goñi Áriz, Julián Pozo Ruiz de Samaniego, Pedro Romero Espejo e o Irmão Victoriano Calvo Lozano

 

A província de Cuenca é uma localidade espanhola da região autônoma de Castela-Mancha. Encontra-se limitada pelas de Guadalajara, Madrid, Toledo, Cidade Real, Albacete, Valência e Teruel.
Tem 17 061 km² de área e em 2006 tinha 200 383 habitantes. A capital é a cidade homônima.

No dia 6 de novembro a Congregação Redentorista, e por extensão toda a Grande Família do Santíssimo Redentor, em todos os países do mundo, se dedicam para fazer memória aos nossos Beatos de Cuenca.

Os registros da história comprovam que a bárbara “Guerra Civil Espanhola fez aproximadamente 270 mil vítimas, incluindo soldados e civis.”

Conta-se aos milhares os que perderam a vida pelas ações de guerra e outros tantos que, se não  pereceram pelo conflito armado, foram exterminados  “por represália, doenças e pela fome”. As pesquisas históricas também falam em quase 7000 mortes, somente como  perseguição religiosa.

Entre essas pessoas assassinadas pela brutalidade: “13 eram bispos e mais de 6 mil eram sacerdotes e religiosos” informam as diversas páginas da internet e os anais da história espanhola.

Assim, a memória que todos faremos, amanhã em especial,  é de grande magnitude e ampla repercussão para a comunidade católica internacional e mais precisamente para a nossa  Congregação Afonsiana.

Os nossos Beatos estão entre os quase mil mártires que já foram beatificados ou canonizados, outros tantos aguardam a finalização dos procedimentos eclesiáticos para beatificação, segundo informações obtidas em idôneas página eletrônicas.

Mais e melhores informações estão disponíveis nos acessos abaixo:

https://www.a12.com/redentoristas/noticias/redentoristas/6-de-novembro-memoria-dos-martires-redentoristas-de-cuenca

fontes: A12.com, https://www.bing.com, https://encontrocomcristo.com.br e no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=pfsbIwQGSAI