Terça feira da décima sexta semana do tempo comum.
Dois dias após o nosso grande evento que foi a Romaria dos Mártires da Caminhada. Momento especial nesta caminhada de Igreja martirial. O esperançar do sonho de Deus se fez presente nos muitos rostos dos que alí estivemos, reforçando ainda mais os anseios e desejos de dias melhores para o nosso povo tão sofrido.

Francisco (Chico) Machado. Missionário e escritor.

A primeira romaria sem a presença física de Pedro, mas a sua força de profeta do Reino e do Araguaia, vibrava no coração das centenas de homens, mulheres e crianças que pisaram os seus pés no chão sagrado do Santuário dos Mártires, em Ribeirão Cascalheira. Momentos de intensa mística e espiritualidade da caminhada, reforçando o compromisso pelas causas do Reino.

Padre João Bosco Penido Burnier e o nosso bispo Pedro, de mãos dadas na casa do Pai, emanando vibrações positivas, nos fazendo caminhantes das mesmas causas. Pedro e João, presentes na caminhada! Memórias se fazendo na história, de uma Igreja que se quer comprometida com os pequenos, crucificados pelos poderosos de ontem e hoje. “Tudo pelo Reino”. Memória viva da Testemunha Fiel nos 46 anos do assassinato do padre João e 2 anos da páscoa de Pedro. Cada um dos romeiros voltou para a sua realidade com o compromisso de levar adiante o legado de Pedro, de fazer das causas, valor maior que a própria vida.

Muitos rostos sofridos e cansados, vindos da grande tribulação (Apoc 7,10), sobretudo do desgoverno de uma pátria armada, desprovida da razão de ser com o pobre de Nazaré. Justamente Ele que nos conclama a fazer parte de sua família: “Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (MT 12, 50) Este é o desafio maior proposto pela liturgia de hoje: ser com Jesus tudo pelo Reino. Ser da família de Jesus.

Não são todos que são da família de Jesus. Alguns até pensam que são. É preciso aliar fé e vida. Ser da família de Jesus, supõe superar os estímulos de uma fé alienante e desencarnada da realidade. Requer um compromisso com a ação libertadora de todas as formas de opressão. Estar com Ele até as últimas consequências, dando a vida pelas causas d’Ele com Ele. A verdadeira família de Jesus é formada por aqueles e aquelas que realizam na própria vida a vontade de Deus, que consiste em dar continuidade à sua missão. Ser um com Ele pelo Reino. Você se sente parte integrante da família de Jesus? Qual é o grau de envolvimento seu com esta família? Amor gratuidade, em formato de entrega e doação pelos pequenos.