Como acontece a cada ano, novamente se aproxima o tempo da novena em preparação à Festa da Padroeira do Brasil, e com isso nosso coração se enche de alegria e gratidão! Não é apenas porque como nação brasileira nos sentiremos irmanados pela devoção a Nossa Senhora Aparecida, mas sim porque teremos uma oportunidade a mais de aprender com Ela como viver nossa fé em seu filho Jesus Cristo, o nosso salvador. Portanto, toda a movimentação que acontece a partir do Santuário Nacional em vista deste evento é para nos fazer mais maduros na fé e na vida cristã. Afinal, a mãe sempre nos aproxima e nos coloca em sintonia com o coração do seu filho! Principalmente nestes tempos tão difíceis e incertos que atravessamos, todos nós precisamos de muita força e bênçãos do céu para superarmos os desafios e provações! E como não reconhecer as muitas graças, que por intermédio de Maria, nós recebemos diariamente?! Nada melhor que juntos realizarmos um grande louvor à Mãe querida de todos os brasileiros!
Neste ano em especial, na companhia de Maria, iremos revisitar durante esta novena a História da Salvação para sermos fiéis a Deus e à Aliança que Ele estabeleceu com seu povo, que somos todos nós. Devem ressoar em nosso coração essas palavras: “E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz” (Dt 10, 12-13). Ora, quanto mais um povo conhece da sua identidade, mais chance tem de alcançar seus objetivos e permanecer unido em seus propósitos. Maria é a personagem imprescindível da Nova Aliança, pois através dela o Messias chegou até nós. Ela é membro do novo Povo de Deus e caminha conosco pelas estradas desta vida em vista do Reino definitivo para o qual todos rumamos. Em sua vida se cumpriram todas as palavras da Promessa! Certamente o que Maria mais deseja para todos os seus filhos e filhas é que alcancemos a experiência de liberdade que somente o seu e nosso Deus pode nos garantir! A fé genuína e verdadeira sempre nos conduzirá à terra da libertação. Pois o Deus de Jesus Cristo não nos quer vivendo na escravidão!
Por isso, tanto nós os Missionários Redentoristas e demais membros da Família Redentorista, bem como todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida, queremos renovar nossa Aliança com o Deus de Jesus Cristo, o nosso Santíssimo Redentor. Pois não há outro caminho nem outra proposta que nos traga a salvação e a felicidade eterna, senão este que Ele próprio nos revelou. Embora nem sempre consigamos corresponder à fidelidade divina, temos a certeza que Deus jamais nos abandona e continua esperando nossa atitude de renovada conversão. De Maria aprendemos a fé no Deus da Aliança e a constante disponibilidade para serví-Lo e amá-Lo, sobretudo nos nossos semelhantes necessitados e carentes! Portanto, com Ela, celebremos com fé e fervor essa aliança eterna do amor! Certamente nossa participação na Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida nos fará mais bíblicos, mais comprometidos e mais fiéis à Aliança! Somos Povo de Deus, que caminha com Maria, em vista de um mundo melhor e mais humano!

Pe. Marlos Aurélio, C.Ss.R.

Superior Provincial dos Redentoristas de São Paulo