Estamos aqui nesse ponto, fazendo a passagem de ano, de 2021 para 2022.

É a primeira volta da terra sobre seu eixo, um ciclo que dura 365 dia para percorrer, giro após giro, uma volta completa ao redor do sol.

Francisco José, Padre casado da Diocese de Coari – AM.

O ser humano, vivo ou morto segue na nave terra até ser ele próprio parte dela; fazendo parte, por um tempo, dessa viagem no espaço.
Nossa viagem começa deixando o mundo líquido, uterino para o mundo das pessoas, do isolamento para as convivências. Uma viagem cheia de dores e alegrias para a mãe e outros tantos. Com o choro, nossa primeira língua, expressamos nosso grito de liberdade.
E seguimos a viagem de nascimento em nascimento nas fases das idades; nas convivências de amizades, de namoros, de paixões, de amores, de casamentos, de separações; nos trabalhos, profissões, empregos/desempregos…
Viagens nas ideias, nas escolhas, nos votos, na economia, nas moradias, nas exigências da vida.
Podemos seguir viagem, ano após ano, do mesmo modo, querendo ficar no útero, parados, sem querer mudança, na zona de conforto, aceitando limites impostos por nós, pelos outros, pelo sistema social.
Encalacrados, fazemos nossa viagem pela terra como plantas parasitas.
Queiramos em 2022 superar limites, pular no escuro dos medos da vida, sair da zona de conforto, experimentar o desconfortável.
Só o novo nos dar a oportunidade de viver a expeiência de um “ano novo de verdade”; caso contrário seguimos nas mesmices que a vida nos apresenta no dia a dia.

Feliz 2022. Saúde! ⚘
Francisco José
E-mail: [email protected]