Frei Jaime Bettega, OFM. Caxias do Sul, RS.

Bom Dia!
Uma nova semana se une ao amanhecer desta segunda-feira, último dia de outubro…

Depois da agitação dos últimos tempos, agora é necessário recomeçar e confirmar nossa esperança e o amor pela nossa Pátria… Gratidão e fé!

“Que a vida continue me acordando pela manhã e dizendo baixinho no meu ouvido, que ainda é cedo demais para desistir.” (Fernando Oliveira).

A infância sempre serve de ilustração, quando o assunto envolve o cotidiano e suas nuances. A expressão mais usada, quando acontecia um desentendimento nas brincadeiras com os amigos, era: ‘não brinco mais.’ A gente ficava uns minutos distantes e, depois, o fato virava passado e a brincadeira seguia em frente. Seguidamente encontro situações que me fazem recordar o quanto é fácil desistir, quando não se calcula as consequências. Desistir por qualquer coisa, é um grande risco, um perigo que fragiliza a existência. A persistência precisa ser cultivada diariamente.

A cada amanhecer é importante renovar os propósitos e minimizar o impacto, que o desânimo procura impor. Sempre será cedo demais desistir, abandonar o barco ou entregar todas as cartas. Se não houve vitória neste momento, outras oportunidades surgirão ou serão criadas. Procuro deixar a vida me acordar com uma boa dosagem de esperança, para encontrar a solução adequada para cada desafio. Não sou melhor do que ninguém, mas dificilmente desisto de seguir em frente.

Carrego comigo uma determinação, que me ajuda na recuperação imediata, diante de um fato ou de uma decepção. Ao invés de desistir, é aconselhável deixar de molho, esquecer o assunto por uns dias e retomar, lá adiante, quando as emoções voltaram à normalidade. Para acordar bem é importante dormir bem, unindo qualidade e quantidade de sono. Mas o segredo está no estilo positivo de vida. Sou um colecionador de soluções. Não aceito estacionar nos problemas.

Procuro, incansavelmente, administrar os desafios e achar uma saída eficaz para cada situação. A espiritualidade é capaz de inspirar soluções incríveis. O tempo está esgotado, não adianta ficar lamentando. A melhor alternativa é dar uma sacudida nas decepções e descartar a possibilidade de desistir. Viver é bom demais, mesmo quando o sistema e as ideologias não são favoráveis. As brincadeiras da infância sempre acabavam na promessa de voltar a se encontrar.

Bênção! Paz & Bem!

Santa Alegria! Abraço!