Realiza-se, em Manaus, desde o dia 06 de janeiro de 2023, o 2⁰ Noviciado de 29 vocacionados redentirostas das Províncias e Vice-Provincias da América Latina e do Caribe, em preparação para a Profissão Perpétua.

Esse iniciativa, muito bem sucedida, teve no início de fevereiro, a participação de leigos de convivência com os redentoristas e sua espiritualidade na dinâmica da vida missionária. Estes leigos foram convidados para pronunciarem o que esperam dos novos redentoristas, após o 26º Capítulo Geral dos Redentoristas: “Missionários da Esperança continuando os passos do Redentor” (Sexênio 2023-2028);

Destaco o que, em nome da UNESER, esperamos dos futuros redentoristas, quer sejam presbíteros ou irmãos.

1. Esperamos que todos estejam convencidos, em processo contínuo, do dom do Espírito de Deus para cumprir a Missão do Redentor = evangelizando os pobres….operando os gestos de Jesus com os feridos deste mundo. Escutando sempre o “IDE E CURAI”, com proximidade, inclusive, antecipando ao “Ide e Anunciai”.

2. Esperamos que permaneçam nas pegadas de Afonso, atualizadas em saída aos “cabreiros” de hoje como presbíteros, irmãos ou leigos associados…dando-se conta de terem sido agraciados por um Carisma singular que não significa ser melhor ou pior de algum outro.

3. Esperamos que vivam e revivam, estudem e reflitam sempre , em sintonia e em sinodia com o Papa Francisco e o Concílio Vat. 2.
“Vamos à Fonte” que vai recuperando Jesus de Nazaré, o Ungido e consagrado a realizar o Reino, nosso Mestre para o seguimento, o que lembra o 1⁰ dia do mês, nas Visitas ao SS. Sacramento de autoria de Santo Afonso.

4. Esperamos que centrem a vida na Eucaristia, Memória Viva do “Fazei isso,” comer e beber o seu Corpo e Sangue para ser configurado nEle, ou melhor, transfigurado para tirar o pecado do mundo. PECADO, também como estrutura que nega o projeto de Jesus, da vida humana e divina, em crescente plenitude.

TER a missa como CEIA DO SENHOR é comparável a uma poesia com boas rimas. Se mexer e remendar pode estragar. Rito é rima que não pode ser maior que a Presença de Jesus com os seus discípulos.

Ite Missa est = final antigo em Latim, antes do Vat. II que expressa tudo. Missa que ficou no nome e se esqueceu o conteúdo. Significa “Ide, a missão vos foi dada”, que era exatamente o de anunciar e exemplificar o Evangelho.

5. Esperamos que aceitem o fim da cristandade = A igreja sociedade perfeita, pretendendo fazer de tudo e dominar o mar e ser o padrão de toda a floresta, achando pouco, ser luz, sal, semente e fermento.

6. Esperamos que abandonem o clericalismo = auto-concebendo-se muito além do sacerdócio do Batismo, julgando-se acima dos anjos e não apenas agraciado, por mandato apostólico, a exercer um ministério de liderança e presidência no serviço litúrgico e sacramental, entre outros serviços, numa Igreja toda ministerial, na construção humilde, mas indispensavel do Reino.

7. Esperamos que ousem ser fiéis às promessas e aos votos, de forma sempre livre e apaixonada pelo amor do Redentor, conjugando Perseverança com a ESPERANÇA.
Vendo em Maria, como no canto de Santo Afonso, a Dulcissima Esperança, quando vier as amarguras.
Afinal, os olhos dela para nós se voltam. Amém.