PROGRAMA III ERESER VIRTUAL – TIETÊ 2022

27/maio – Sexta-Feira
ABERTURA SALA VIRTUAL
VIDEO DE ABERTURA
Mensagem da Equipe Organizadora: Boas-Vindas aos participantes
Palavra do Presidente da UNESER JONIVAL FERREIRA CORTES

RITO PENITENCIAL

CONVIDADO:

DOM JOSÉ LUIZ FERREIRA SALLES

Nosso convidado nesta noite, D. Salles reflete conosco sobre nossa responsabilidade cristã.

Dom Salles nasceu em 23/Jan/1957 em Itirapina/SP. Filho de Luiz Ferreira Salles (falecido) e Abigail Aparecida Leme Soares Salles.
Entrou para o Seminário Menor Santa Teresinha em Tietê/SP em 1970. Ordenado sacerdote em 14/Dez/1985 sendo seu ordenante Dom José Carlos de Oliveira. Graduou-se em Filosofia na PUCC e em Teologia no ITESP. Integrou a Equipe Missionária de Tietê. Coordenou a Equipe Missionária de Garanhuns.
Superior da Vice-Provin cia de Recife/PE. Em fevereiro de 2006, nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza/CE. E seis anos depois foi nomeado Bispo da Diocese de Pesqueira/PE.
Nosso querido amigo estará conosco contando um pouco de seu apostolado e nos ajudando a refletir sobre nossa responsabilidade cristã diante do mundo que nos cerca, diante de nós mesmo, nossa postura
diante de tudo aquilo que a vida nos proporcionou em termos de valores e princípios.

28/maio – Sábado
ABERTURA SALA VIRTUAL
REFLEXÃO INICIAL: PADRE JOSÉ MARQUES DIAS – Diretor Espiritual da UNESER
DEPOIMENTOS

PALESTRANTE:

PE. ANTONIO DEZIDÉRIO FRABETTI VIEIRA, MISSIONÁRIO REDENTORISTA.

 

UM MISSIONÁRIO A SERVIÇO DOS MAIS NECESSITADOS
Natural de Garça, nascido a 12 junho de 1958. Seus pais, Lázaro Manoel Vieira e Anna Frabetti Vieira. Ingressou no Seminário Santa Teresinha, em Tietê, SP no dia 25de janeiro de 1970, dando início aos estudos do Seminário Menor. Em Aparecida/SP, no Seminário Santo Afonso cursou o Ensino Médio, na época, Colegial. Em Campinas/SP, na PUCC, graduou-se em Filosofia. No ITESP, fez seus estudos de Teologia. Fez Profissão Temporária em 31/Jan/1982, Perpétua em 27/Jan/1985 e Diaconato em 28/Jul/1985. Ordenou-se Sacerdote em 11/Jan/1986, em sua cidade natal Garça, tendo sido seu ordenante, Dom Osvaldo Guintini.
Sempre atuando diretamente em Missões Populares, Padre Toninho como é conhecido por onde passa, ou Dezidério desde os tempos de Seminário Menor, ou ainda, carinhosamente Tiri, sempre alegre, de pulso firme e decidido, encanta pela simplicidade e clareza de espírito. Um pastor dia e noite. Passou por Araraquara/SP, Garanhuns/PE, São João da Boa Vista/SP, Aparecida/SP.
De 1987 a 2005, no Conselho Missionário e Superior em Garanhuns em 1997. Diretor Espiritual da UNESER de 2001 a 2018. Atualmente reside em Mauá, onde desde 16 de fevereiro de 2022, Vigário da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra.
Nosso querido amigo estará conosco e dele ouviremos sobre sua experiência missionária pelo norte do país. Em 2019 Padre Dezidério assumiu a Paróquia de São Jorge em Rio Branco/AC. Teve também significante passagem pelo Amazonas em contato com comunidades ribeirinhas e indígenas.

Pausa para almoço, convidando a todos para retornarem às 14:00h

RETORNO SALA VIRTUAL

DEPOIMENTOS

FRANCISCO ODAIR NEVES
Natural de Piracicaba/SP , Odair veio para o Seminário em Tietê no ano de 1972,
oriundo do Seminário dos Padres Premonstatenses de Pirapora do Bom Jesus/SP. Cursou até o 2º Ano de Filosofia com os Redentoristas.
Após o término do curso, ainda na PUCC, tornou-se Bacharel em Direito. Reside atualmente em Campinas/SP.
Casado com Iraci Kuae e tem Três filhos: Patrícia, Juliana e Bruno.
Odair nos deixará um pouco da história de sua vivência cristã em Campinas onde desenvolve um belo trabalho apostólico em sua comunidade.

CLAUDEMIR RAMOS
Natural de Taubaté/SP, ex-seminarista da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ). Iniciou seus estudos em 1973 no Seminário em Lavras/MG (1º Grau) até 1976. Em Curitiba/PR de 1977/79. 2º Grau. Em Jaraguá do Sul/SC, noviciado em 1980. Em Brusque/SC, de 1981/83, Filosofia. Cursou até o 3º Ano de Teologia em Taubaté/SP.

Professor aposentado do Colégio São Francisco Xavier, Rede Jesuíta de Educação onde inclusive conheceu e trabalhou com nosso amigo ex-seminarista Covre.
Casado com Terezinha Soares Ramos e tem três filhos; Maurício, Patrícia e Camila.
Claudemir nos contará um pouco de sua história, de suas experiências na área educacional e como sua formação teve influência em sua vida familiar, social e profissional.
PALESTRANTE:

EMANUEL CRISTIANO

VOCÊ É RESPONSÁVEL POR SUA EXISTÊNCIA
SEMEIE, MESMO QUE NÃO VÁ COLHER

Professor, Bacharel em Filosofia e Mestre em Ética pela PUCC. Trabalha na Seara Espírita com seriedade e simplicidade. Realiza palestras pelo Brasil e exterior desde 1993 com carisma ímpar divulgando e interpretando ensinamentos religiosos do Evangelho tendo como princípio uma leitura humana e filosófica dos temas propostos. Professor universitário, fundador e atual Presidente do Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” em Campinas/SP. Superintendente Educacional Emanuel estará conosco falando sobre nossa responsabilidade existencial em vivenciarmos todo nosso potencial adquirido durante nossa formação humana.

DEBATEDORES CONVIDADOS

EDIVALDO JOSÉ BORTOLETO
Natural de Piracicaba/SP, entrou para o Seminário Menor, Tietê/SP em 1975. Graduou-se em Filosofia, Licenciatura Plena pela PUCC em 1983. Mestrado em Filosofia da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP em 1993. Doutorado em Educação e Semiótica pela PUC/SP em 2003 e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba em 2010. Professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES.
Nosso querido amigo Bepo está conosco dando sua contribuição sobre o tema proposto ao palestrante convidado Emanuel.

ANTONIO VIDAL NUNES

Vidal entrou para o Seminário Menor em Aparecida/SP em 1975. Em 1978 ingressou na PUC/Campinas onde iniciou seus estudos filosóficos. Mestrado em Educação pela UNICAMP em 1989. Doutor em Educação pela USP em 2001 com Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ EM 2004. Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Centroamericana José Simeon Cañas/El Salvador em 2014.
Vidal é professor titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de Filosofia no Brasil, América Latina e Filosofia da Religião.

Nosso amigo Vidal, carinhosamente também conhecido como Pastorzinho, com Bepo também estará conosco dando sua contribuição.

ABERTO PARA PERGUNTAS E DEBATES
HOMENAGEM AO FORMADOR PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
MOMENTO DE ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

29/maio – Domingo
ABERTURA SALA VIRTUAL
EUCARISTIA – SEMINÁRIO SANTA TEREZINHA
VÍDEO DE ENCERRAMENTO
Palavra final do Presidente da UNESER JONIVAL FERREIRA CORTES
DESPEDIDA EQUIPE ORGANIZADORA