Comunicação com a Prelazia de Borba

Manaus, 10 de janeiro de 2022
Prezados confrades:

O Dom Zenildo Luiz Pereira, CSsR, nosso confrade e bispo da Prelazia de Borba, nos perguntou da possibilidade de uma ajuda pastoral no território da sua Prelazia. O clero é bastante reduzido e um padre de outra Diocese que estava trabalhando com ele, está se despedindo e indo embora.
Respondi que não estamos em condição de dar uma resposta positiva no momento. Quem sabe na nossa Assembleia Vice-Provincial possamos discernir a possibilidade de uma presença mais constante e permanente na Prelazia de Borba. Já existe o pedido apresentado
às três (V)Províncias que formarão a Nova Unidade. A resposta deve incluir a todos.
Nesta conversa inicial, acordamos em liberar um confrade para ficar à disposição da Prelazia de Borba até o fim do ano. Apresentamos o confrade Pe. Leandro Romaine Simão e o bispo aceitou de bom grado. Assim, ele ficará a serviço da Prelazia de Borba até o fim deste ano.
Ele deve seguir em tudo as orientações do bispo diocesano, sendo uma presença fraterna com o clero, com os religiosos e religiosas e com os fiéis leigos.


O Dom Zenildo vai oficializá-lo como administrador da Área Missionária Santa Dulce, com sede no Distrito de Novo Céu, município de Autazes, onde o acesso é de estrada asfaltada desde Manaus até lá e onde o Pe. Leandro vai morar. Um jovem que foi nosso seminarista
por três anos e que está pedindo para voltar para a formação fará um ano pastoral juntamente
com o Pe. Leandro. Trata-se do Abner (ele já concluiu a Filosofia e está há um ano fora do nosso sistema de formação). Na semana passada, o Pe. Alfredo, o Pe. Leandro, Abner e eu visitamos o Novo Céu. Lá o povo se recorda muito bem das Santas Missões Redentoristas,
especialmente da cavalgada com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
De nossa parte, estaremos oferecendo nosso apoio em vista de um discernimento maduro sobre a fundação de uma futura comunidade religiosa redentorista na Prelazia de Borba. Os postulantes pré-noviços farão serviço pastoral lá nessa área periodicamente.
É importante deixar claro que o Pe. Leandro está à disposição da Prelazia de Borba, mas sem deixar a Congregação. Ele é a nossa presença junto ao nosso confrade bispo. E sempre que possível, motivo outros confrades a fazerem uma visita e lhe oferecer nosso pão partilhado e nossas mãos e pés disponíveis para a missão.
Que Deus nos ilumine, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Afonso e Santa Dulce nos acompanhe nesta empreitada.

Pe. Amarildo Luciano, CSsR
Vice-Provincial