Distinguir momento X tempo, pouco importa. Cuidemos de não associar momento, como moda que chega, vai e volta para a liquidez do consumo.

Tempo, associamos como “kairós no cronos” agraciado que marca de forma indelével a história da fé dos que caminhantes com o Cristo, mesmo sem saber como escrevera Theillard de Chardin sobre a progressiva evolução da humanidade, rumo a Cristificacão ou Amorização do Universo ou Multiverso.

Assim sendo é facil aderir ao Caminho (hodos) com Jesus, o Cristo Senhor, que está em tudo e em todos sem exceção, discriminação ou exclusão de pertencimento por mero decreto.

Volto para a SIMplicidade da linguagem, onde todos possam entender, para viver “sinodalmente” ou entender-se no seguimento por adesão de fé a Jesus e ao seu anúncio e prática. Nesse caso, precisamos estar em SINtonia, ouvir a SINfonia, com o eco de sua palavra ressoando na boca de toda a Humanidade, sob a liderança do Magistério Apostólico, na pessoa do Cristo.

SINcronizar é atualizar a fonte que vem dos primeiros cristãos e das buscas conjuntas, desde as primeiras necessidades ouvidas, inclusive divergentes!
Desde sempre houve a necessidade de ouvir a todos para aproximar-se mais e mais da vontade do Senhor na caminhada conjunta (sinodal).

Palavras com raiz de “Sin” pode até significar um SIM para acertar os passos conjuntamente na trilha do que o Espírito fala, através dos “sinais do tempo” ( Sincronia e Sinodalidade);
– viver em maior harmonia à Revelação do Amor de Deus em cada tempo (Sincronia);
– as alegrias e as esperanças sentidas em conjunto ( Gaudium et Spes – Simpatia).

O caminho é longo, exige muito diálogo e silêncio, um controle da razão soberba e a coragem para novas aprendizagens na vivência da fé ao redor da fonte primeira, a Copiosa REDENÇÃO.

NELSON PEIXOTO, Manaus. Diretor de Liturgia da UNESER.