NOTA DE SOLIDARIEDADE

18 de outubro de 2021

“Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração” (Const. 20).  

Nós, Missionários Redentoristas do Brasil, representados pela União Redentorista do Brasil (URB), através desta NOTA DE SOLIDARIEDADE, viemos manifestar publicamente:

1) Nossas orações, obediência e fidelidade ao Sumo Pontífice, o Papa Francisco, animador primeiro da Igreja Católica e representante legítimo de 1 bilhão e 345 milhões de fiéis em todo mundo católico;

2) Nossa solidariedade eclesial e pastoral à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo histórico de 69 anos sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira;

3) Nosso apoio e suporte moral a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, a terra da Padroeira, incentivador de uma igreja peregrina, defensora dos direitos humanos, dos direitos das minorias, especialmente dos mais pobres;

4) REPUDIAMOS veementemente o pronunciamento do Deputado Estadual, Sr. Frederico D’Avila, o qual, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), num ato aparente de desequilíbrio e insanidade, destilou violentas e ofensivas palavras de baixo calão ao Papa, à CNBB e ao bispo Dom Orlando Brandes, por este ter afirmado “que Pátria amada não é Pátria armada” …

Os ataques do parlamentar ao Papa, à CNBB e ao bispo demostraram os sentimentos de ódio, raiva e violência que alguns projetam instaurar em nossas instituições representativas e democráticas e, o juízo alucinatório com que agridem as vozes discordantes. É inimaginável que um parlamentar desse nível possa representar alguma instituição ou, até mesmo, os seus próprios eleitores.

Desejamos, em nome da Pátria amada, da paz, das crianças, dos que foram ofendidos e da moralidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que haja um ato de reparação, retratação ou punição ao parlamentar infrator dos princípios fundamentais de educação e dos bons costumes.

URB – União dos Redentoristas do Brasil

  1. Roque Silva Alves – Vice-Provincial da Bahia (Presidente)
  2. Nelson Antônio Linhares – Provincial do Rio de Janeiro (Vice-Presidente)
  3. André Ricardo de Mello – Provincial de Goiás (Secretário)
  4. Antônio Júlio Ferreira – Vice-Provincial de Fortaleza
  5. Amarildo Luciano – Vice-Provincial de Manaus
  6. Luiz Vieira Gomes – Vice-Provincial de Recife
  7. Marlos Aurélio da Silva – Provincial de São Paulo
  8. Edilei Rosa Silva – Provincial de Campo Grande
  9. Vitor Edézio Borges – Provincial de Porto Alegre