Homenagem aos paraenses que vieram para o Seminário do Santíssimo Redentor, no Amazonas.
Neste final de outubro de 2021, segue Maria de Nazaré caminhando conosco preparando o Advento, abrindo o novo ano litúrgico.

A música remonta lembranças de uma pequena banda, composta de paraenses moradores de Itacoatiara. Estou certo de que entre eles estava o irmão do Pe. Wanderley Normando, que muitos anos mais tarde foi nosso padre professor no Seminário em Benevides, PA.

Sim, da minha casa, não tão distante, ouvira a canção “Vós sois o lírio mimoso, do mais suave perfume…,” numa execução de ensaio, como ficara sabendo.

Sai da casa minha vó e fui descobrir de onde vinha a música. Andei pouco, hipnotizado pela melodia que embalava meu sonho de criança amante das músicas sacras.

Na benção do Santíssimo, celebrada no fim do dia, já me inebriava com o “Lenta e Calma sobre a Terra, desce a noite, treme a luz…quero agora despedir-me, boa noite, meu Jesus”.

Agora em plena manhã de outubro, sentia o acordar maravilhoso, de frente para o rio e ouvindo o ensaio no banco da praça. A Festa do Círio de Nazaré, na minha cidade, aconteceria no final de outubro.

Lá ia eu, um menino curioso, de mangueira e mangueira espreitando, para ver de perto o som melodioso e ouvir as pessoas cantando, ao som do saxofone, a música que até hoje ecoa no meu coração mariano.

Olha que, desde pequeno, eu já gostava de flores de todos os tipos, mas adorava os lírios minúsculos nascidos de batatinhas. Tinham vários nomes: açucenas e por serem tão belos e por não saber o nome das flores bonitas, a gente chamava tudo de lírio.

Recordo o doce perfume, às vezes enjoativo, quando colocadas em vasos e esquecidas.

Suas flores, grandes e charmosas, são encontradas em diferentes cores, branco, amarelo, rosado, laranja e vermelho, alguns em mistura de cores em listas. Esses tons de lírios, analogamente, podemos afirmar, tal qual seja a riqueza multiforme e carismática, da cheia de Graça e Bem-Aventurada Mãe de Jesus, a Maria de Nazaré, assim conhecida entre os primeiros que seguiram o caminho aberto por Jesus.

NELSON PEIXOTO, Diretor de Liturgia UNESER. Missionário no Amazonas.

Vivas a Maria! Maria de Nazaré vive! A Padroeira da Amazônia!