Mateus 23,27-28: Disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça”.

Jesus, o senhor nos assusta quando o vemos indignado com as atitudes hipócritas de certas pessoas. Para o senhor, a hipocrisia se compara a uma sepultura, bela por fora e podre por dentro. Assim, a pessoa hipócrita, apesar de sua aparência religiosa e correta, está cheia de podridão no seu interior, que causa engano e injustiça. O senhor veio até nós como o Caminho, capaz de nos levar até o céu; a Verdade, que nos revela o verdadeiro rosto de Deus; e a Vida, tão abundante, que haverá pão partilhado para todos e terá força para superar a própria morte. Longe de pretender fundar uma nova religião, senhor nos trouxe uma mensagem sem fronteiras, que deveria penetrar e transformar todas as religiões, desde que assumissem os dois mandamentos do amor. Senhor, sua indignação diante da hipocrisia dos mestres da lei e dos fariseus, que se apresentavam como cumpridores da lei de Deus, mas cometiam todo tipo de crime, está fazendo falta também nos dias de hoje, quando o seu nome é usado para incitar ambição, injustiças, individualismo, exploração dos mais fracos e ódio. Senhor, não permita que sejamos cúmplices desse tipo de ‘religião’, porque não queremos ser chamados pelo senhor de sepulcros caiados. Apesar de pecadores, nós cremos na sua Palavra e queremos seguir o que o senhor nos ensinou em seus Evangelhos.
Maria santíssima, invoque sobre nós o Espírito de sabedoria e de transparência, que nos ilumine com o Evangelho do seu Filho e afaste de nós a escuridão e a podridão da hipocrisia. Amém!