VII Assembleia dos Redentoristas de América Latina e Caribe

Primeiro dia: segunda feira, 20 de setembro de 2021.

Iniciamos oficialmente a VII Assembleia com a eucaristia e a saudação, de modo virtual, do Padre Geral Michel Brelh que nos convidou a continuar com os trabalhos do plano Apostólico e de Reconfiguração.

“A pandemia mais que dificuldade foi uma oportunidade para incentivar a criatividade missionária e mais consciente da desigualdade histórica e social do mundo ferido”, foram as palavras do Papa Francisco citadas pelo Padre Geral.

Esta situação foi inspiradora e nos permitiu conhecer a criatividade de tantas comunidades, confrades e leigos associados para o anuncio da Boa Nova, que fortalecerá o plano apostólico aprovado pela conferência. Além disso, a reestruturação é um processo de conversão e uma oportunidade para avaliar como exercemos a nossa missão de levar a Boa Nova aos pobres e abandonados no mundo ferido.

O plano de reconfiguração de América Latina reconhece o esforço de cada unidade e a vocação comunitária. É necessário revitalizar o entusiasmo para continuar esse projeto apesar dos atrasos causados pela pandemia.

Pe. Michael agradeceu o esforço da Conferencia e salientou que o trabalho aqui desenvolvido se tornou referência para toda a Congregação.

Logo em seguida a palavra do Padre Geral, foi a vez de Padre Enrique López apresentar o texto do Plano Apostólico.

Segundo Enrique López o Plano Apostólico é um conjunto de orientações para os projetos e planos pastorais
que estão desenvolvendo cada unidade.

O Plano Apostólico é o coração da reestruturação. Não se trata de uma uniformidade e sim de compartilhar aspectos comuns que mais tarde serão discernidos em contextos particulares. O Plano Apostólico não é para salvar as estruturas, mas sim para servir às pessoas concretas.

Pela tarde, Padre Rogério Ramos e Padre Nelson Acosta, ambos canonistas, apresentaram o trabalho que é de incumbência da comissão canônica e alguns critérios para elaboração dos novos estatutos. Toda norma nasce da
experiência de uma comunidade e esta por sua vez devem ser claras, compreensíveis e funcionais.

Ao final do dia encerramos com a oração suplicando a intercessão de São João Neumann.