Bom Dia!

Frei Jaime Bettega, OFMCap. Caxias do Sul, RS.

A claridade anuncia a chegada de uma nova jornada…

Ontem foi um dia de encontros, preces e de muita saudade… Foi alentador celebrar e ver tanta gente que acredita profundamente na vida eterna…

O que nos move, nos consola e nos faz recomeçar é a fé… Feliz dia! “Abrace a saudade quando ela chegar, porque ela não chega para incomodar.” (Ítalo Poeta). O sol que brilha lembra a luminosidade, que é inerente ao ato de existir.

O ser humano existe para brilhar, através do olhar, das palavras, dos gestos e do mistério. Sim, somos uma soma de pequenos detalhes, que esconde um universo de possibilidades. O fato de sermos intensos faz com que a saudade se apresente mais facilmente, num volume nem sempre administrável. Mas quando a saudade chega, nada de cerimônia, pois ela nunca incomoda.

A saudade ajuda para que os dias sejam mais leves. Quando temos que enfrentar as dificuldades que chegam sem avisar, fazer uma visita à saudade é como respirar fundo para poder continuar. A saudade, ao meu ver, é como uma carta na manga, que impede que a indiferença se torne obstáculo no caminho. Abraçar a saudade é reconhecer que sem ela os dias não teriam histórias para contar.

A saudade não incomoda, ela nos auxilia para que sejamos fieis à missão de amar. A pessoa que não sente saudade perde facilmente o entusiasmo e a vibração. Mas um cuidado é necessário: não se tornar saudosista, ao ponto de ficar chorando a todo instante, esquecendo que o único tempo à disposição é o hoje. Os cenários dos últimos tempos indicam que a ternura anda bastante enfraquecida.

Se o humano esquece de ser terno, o amor se recolhe e a racionalidade se expande. Quando somos mais razão do que emoção, inviabilizamos os melhores afetos e impedimos que a saudade tenha conteúdo. A saudade nunca me incomodou, pois sempre me transportou até aqueles fatos, que são maiores do que o tempo. Com a saudade eu consigo visitar o ontem, sem me ausentar do hoje.

Em dose adequada, a saudade dá sabor aos dias e potencializa os sonhos. Tomara que a saudade entre, sem pedir licença, e toque naqueles corações que andam até desconhecidos, por causa do excesso de razão. Sim, hoje é um dia especial para abraçar a saudade.

Bênção! Paz & Bem!

Santa Alegria! Abraço!