Nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio de 2022, retomando as atividades presenciais após a pandemia mundial, ocorreu o III ERESER (Encontro Regional de Ex-Seminaristas Redentoristas) SACRAMENTO, com o tema “SER REDENTORISTA HOJE”.

Luiz Silvério Silva – Dirigente UNESER.

Vicente de Paula Alves – Dirigente UNESER.

O evento foi realizado na Chácara Recanto Feliz, na cidade de Sacramento-MG, no qual participaram ex-seminaristas e familiares, padres, oblatos e colaboradores. Padres José Marques Dias, Diretor Espiritual da UNESER (União Nacional de Ex-Seminaristas Redentoristas), Antônio Desidério Frabeti e Gilmar Pinheiro Machado, da Diocese de Divinópolis-MG, que foi redentorista, acompanharam todas as atividades desenvolvidas nesses dias.

A equipe organizadora do evento, formada por Sebastião Paim (Diretor Social da UNESER), Vicente de Paula Alves, Vânia Beatriz Manzan, Luciano Guarato Neves e Rosangela Aparecida Nogueira, cuidou da preparação, alocação do espaço, convite às pessoas e elaboração do programa.

Esta comissão contou com a colaboração de várias pessoas para dar conta da logística de alojamento e alimentação, da liturgia, da animação lúdica desenvolvida por José Carlos e Sueli Leite, às quais ficam aqui registrados os agradecimentos.

A partir das 16h da sexta-feira (29/04/2022) os participantes foram acolhidos, processo que concluído com a fala oficial do Presidente da UNESER e do Diretor Espiritual, e com o Momento da Misericórdia, pelo Padre Gilmar Pinheiro Machado, este trazendo a mística redentorista afonsiana
No sábado, aconteceram as atividades de reflexão em torno do tema central “Ser Redentorista Hoje” desenvolvido pelo Diretor da UNESER, Vicente de Paulo Zica, celebração eucarística, passeio às instalações do Seminário Santíssimo Redentor e delicioso churrasco, animado com música e bingo no momento festivo, descontraído e afetivo.
Registramos várias mensagens daqueles que não puderam estar presentes neste encontro, lamentando a ausência, enviando saudações às pessoas participantes e desejando êxito aos propósitos e objetivos.

Fundamentalmente, a UNESER se propõe nesses Encontros Regionais e no Encontro Nacional, a reunir os ex-seminaristas e familiares, para confraternizar e reviver o tempo de convivência, compartilhar experiências de vida, refletir sobre a espiritualidade e mística afonsianas, bem como descobrir e experimentar formas de vivência da copiosa redenção no mundo ferido, principalmente com a atenção às pessoas mais fragilizadas e abandonadas.
Nesse sentido, as mensagens enviadas para o III ERESER SACRAMENTO pelo Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Padre Michael Brehl e pelo Padre Marlos Aurélio da Silva, Provincial de São Paulo nos animam a participar da ação missionária redentorista, nos indicam a preocupação com os mais abandonados e excluídos, bem como reafirmam a misericórdia necessária com o mundo ferido.
Registramos aqui nossos agradecimentos pelo carinho e valorização à UNESER por parte do Superior Geral e do Provincial Regional.

No domingo (01/05/2022), logo após o café, ocorreu o rito da despedida, com as falas da Comissão Organizadora, do Padre José Marques e do Presidente da UNESER: “O que levo deste III ERESER SACRAMENTO”?
Este momento vem ao encontro do desafio proposto: “Dentro da mística redentorista, como ser participante da copiosa redenção neste mundo ferido?”.
Junto com a ação missionária, e tão ou mais importante, vale destacar o valor do testemunho de vida, no mundo do trabalho, nas relações sociais nas comunidades onde vivemos, como bem lembrou o Padre Michael Brehl.