Luiz Silvério Silva. Professor e associado da UNESER.

Todas as atividades programadas para a inauguração da Comunidade Irmão Bento, envolvendo a recepção das pessoas, a celebração da Eucaristia, a consagração do novo altar, os cânticos, a presença de aproximadamente 130 pessoas, dentre as quais um destaque para aquelas que consumiram grande parte de sua vida nesta comunidade, o descerramento da placa comemorativa, o delicioso almoço, as conversas animadas, os reencontros com pessoas caras com quem também convivemos nas décadas de 1960, 1970, 1980… , tornaram a festa simplesmente maravilhosa.

Não me lembrarei de todos, mas lá estavam os Padres Peixoto, Pacheco (Pachequinho), Rodolfo, Ulisses, Elias Guimarães, Croon, Alberto Pascotto, Dal Bó, José de Vilas Boas (Econômo), Belo, Pereira (que agora está em Mauá), Catalfo, Inácio, Barreiro, Vanin, Frasson, irmãos Clemente, Brasil, Clementino e, claro, o Padre José Marques, nosso Diretor Espiritual. Presentes também, vários irmãos, seminaristas, leigos, entre eles, eu, Luiz Silvério, que tive a honra de representar a UNESER nesta solenidade ocorrida em 20 de março de 2023.

E/D: Padre José Marques, Silvério, Neide (esposa de Silvério), Filomena e Padre José Ulysses ao lado de sua tia.

O prédio que abriga a Comunidade Ir. Bento, localizada no município do Potim foi inaugurado após mais de um ano de trabalho para a reforma completa do espaço. A construção original (1956), destinada por muito tempo para a formação dos irmãos leigos (conhecida por nós como Geraldinato) já havia recebido uma pequena ampliação para acolher o noviciado, que funcionou, neste espaço , por dois anos: 1969 e 1970. A reforma realizada criou um ambiente muito agradável, bonito, arejado e funcional.

A capela, a exemplo da Pedrinha, é uma construção toda nova, uma extensão do prédio , ao lado da antiga capela. Este espaço ficou muito bonito, com iluminação natural e  ótima ventilação. São José, em destaque na capela, foi escolhido como o Patrono da Comunidade Irmão Bento. No centro do edifício, deixou-se um pátio, com grande iluminação natural. Os quartos foram ampliados, com a construção de banheiros individuais, distribuídos em dois pisos, com instalação de um elevador.

Os espaços comunitários também são amplos, agradáveis. A casa está totalmente revitalizada: com locais para recreação, leituras, sala de TV, sala de fisioterapia, piscina. Vale a pena fazer uma visita, tanto para conhecer as novas instalações, como mais importante, conversar com os confrades debilitados por doenças, tanto físicas como mentais. Visitar os doentes é uma obra de caridade.

O Padre Reinaldo Beijamim (ainda bastante jovem) é o superior da casa, tendo o desafio de coordenar as atividades da comunidade. Ele ,certamente , poderá agendar as visitas daqueles que desejarem fazê-las.

Padre Marlos durante a comunhão.

O Padre Marlos Aurélio, Superior Provincial, presidiu a celebração eucarística, onde também estiveram presentes Dom Orlando Brandes, Dom Carlos (Carlinhos, para nós), Dom Joércio e dezenas de padres, entre eles o Padre Dalton, da Província do Rio.

Dom Carlinhos ungiu o altar com óleo, superando sua dificuldade de locomoção.

Muito simbólico o momento em que Dom Carlinhos ungiu o altar com óleo, superando toda sua dificuldade de locomoção (Dom Carlinhos se utiliza de cadeira de rodas). A homilia de Dom Orlando foi dirigida às pessoas com problemas de saúde mais graves, que exigem a presença de cuidadores 24 horas. Destacou a continuidade do trabalho missionário delas, por meio da oração, gratidão e perdão.

Irmão Clemente, cadeirante e com grave problema de saúde que lhe causa muito sofrimento, serviu de exemplo na reflexão realizada por Dom Orlando. Essa comunidade, onde mora também o Padre Marques, nosso Diretor Espiritual e outros padres e irmãos, destina-se em especial, para o acolhimento dos confrades com debilidade de saúde (física e mental), exigindo a presença de profissionais da saúde por 24 horas.

A reforma da casa visou dar a esses confrades uma qualidade de vida digna, com cuidados médicos contínuos, e acomodações adequadas.

Parabéns à Província de São Paulo pela preocupação com os confrades doentes e debilitados que carecem de atendimento especial, criando este espaço plenamente adequado para esta finalidade.

 

fotos: Luiz Silvério Silva.