As duas músicas executadas pela banda musical dos
jovens do Seminario do Santíssimo Redentor, é uma mostra pequena que, na virada dos anos 60 para 70, animava as comunidades eclesiais dos municìpios vizinhos de Benevides, no Pará.
Uma verdadeira banda evangelizadora da juventude se formou com o apoio do Pe. Diretor, Marcos Wenninger CSSR. Os jovens faziam missão e catequese musicada quando eram levadis para tocar nas missas naquele tempo efervescente dos inícios da Pastoral da Juventude e da Liturgia renovada, após Concílio Vaticano II.
A banda começa dando uma versão cristã das letras, adaptando músicas populares das paradas de sucesso para cantar ao Senhor nas missas e encontros de jovens.
Aconteceu que, certa vez, em Santa Isabel do Pará, um padre da paróquia, muito satisfeito com a banda, e acreditando no talento do grupo, entregou um disco de uma missa italiana e pediu para que apreciassem e aprendessem a executar.
Esse desafio levou o grupo do Seminário, liderado pelo Evandro Moraes, Vsldemar Costa, José Alves Rdo Oliveira e outros, a fazer arranjos, completar letras e a organizar vários tourneys em municipios interligados pela Estrada Belém – Brasília, como São Domingos do Capim e outros.
O grupo cantava nos Seminários diocesanos de Belém e fazia o maior sucesso nas missas dos jovens e dos adultos.

A experiencia litúrgica de tocar nas missas foi de tal grandeza e graça que conduziu os seminaristas, daquele tempo, a incrementar a espiritualidade e ao desenvolvimento de seus talentos.
O tempo passou, mas se conservou na saudade e na memória todas as músicas. Aos 50 anos do Seminário, em 2013, em.Belem, o grupo se refez e as músicas da Missa, que fizera tanto sucesso, renasceu como a trilha liturgica das celebrações dos Encontros Regionais dos Ex-seminaristas, daí em diante.

Tendo o Evandro Moraes participado do ENESER 2018, chegamos a cantar com tocadores de outras províncias, tornando, por enquanto, apenas uma leve mostra de beleza.
E se não fosse a pandemia, toda a UNESER já estaria cantando essa brilhante e memorável Missa.
(NP E Evandro Moraes)