Dr. Miguel Ângelo. Médico, escritor e missionário.

Em “Todos despejados dos seus ninhos a todos os pobres do mundo,”

Em mais uma sexta-feira, nosso grupo foi  visitar o viveiro dos  “passarinhos de rua”.
Como de costume, caprichosamente preparado no horário de sempre, às 21h, saímos no comboio da alegria e solidariedade para visitarmos os viveiros.
Ao chegarmos ao local onde encontrávamos  nossos passarinhos, fomos  surpreendidos  pela ausência total deles, sem entender as razões.    
Partimos a procura para compreender o ocorrido .  Rodamos por alguns locais, até que na praça da polícia, por ironia, os encontramos. Logo explico a ironia.  Dayvison tinha no seu peito  tatuado o seu nome, talvez o que restava de sua identidade. Ele era o representante dos nossos anfitriões. Veio ao encontro do comboio que momentaneamente, foi reclassificado  o “ comboio “ da tristeza e da indignação.

Após todos nos rodearem, ouvimos com  compaixão o que tinha ocorrido.
Os donos das lojas que ficavam ao lado da casa deles ( viveiro), devido a furtos que teriam acontecido  na redondeza, chamaram a polícia (a ironia) e contrataram seguranças que os despejaram. Não bastassem as condições subumanas, não aceitavam , pelo resto de dignidade que tinham de serem acusados ou  colocados sob a suspeita de ser ladrões. Pelo contrário, eram como guardiãs. Na verdade, era a presença deles que evitava que os roubos acontecessem nas lojas perto de onde o viveiro ficava, cada um com seus papelões nas calçadas e batentes.
O que fazer agora?
Nós solidarizamo-nos com todos eles e os convidamos para  agradecer e pedir a Deus sua misericórdia. Todos de mãos dadas , assim fizemos.
Após repartimos o pão  da ceia sagrada, o Espírito Santo soprou alegria e força para continuarem a viver.
É assim, com as esperanças renovadas, nos despedimos, temporariamente, com algumas conversas paralelas e abraços.
Nosso comboio prosseguia feliz para a nova parada de outro “altar”, à  rua Joaquim Nabuco, em frente ao colégio Santa Doroteia, para louvar, agradecer , bendizer, adorar e rezar: “Aqui, Senhor, estamos ao teu dispor”.

 

“Os textos de colaboradores e colunistas, não refletem necessariamente a opinião da UNESER.”