Comunidade UNESER: Salve Maria!

Com satisfação superlativa, este PORTAL inicia, oficialmente, esta Coluna em gesto de contribuição para a saúde e bem-estar de associados, familiares e amigos em geral.
Constantemente pedimos a Deus, em nossas orações, saúde boa, mas convém a nós, igualmente, zelar por ela individualmente e oferecer as sugestões que podem interessar ao coletivo. Afinal, levamos em nós o sacrário da criação divina, criaturas de Deus que somos.
E, para nos guiar nessa MISSÃO entre irmãos e irmãs, convidamos o Dr. Miguel Ângelo, para que, como nosso “patrono oficial da Coluna “Mens sana in Corpore Sano” nos indique textos, dicas, orientações adequadas no campo da saúde e bem-estar.

QUEM É O DR. MIGUEL ÂNGELO:

Ele tem graduação em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), fez residência médica em Clínica Médica na mesma Universidade. Entre os tantos cursos nos quais se titulou estão: Especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Especialista em Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

É Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica- Regional Amazonas, médico do Hospital Adventista e Fundação Dr. Thomas.

No campo do magistério ,atua como professor efetivo da Universidade do Estado do Amazonas, além de ser ativo membro da Pastoral Familiar da paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Importante ,também mencionar, que o Dr. Miguel tem sido constante colaborador do PORTAL UNESER ,com textos de sua lavra. Sua proximidade com a UNESER ocorre via seu tio Nelson Peixoto, diretor de Liturgia da nossa União.

Vamos entender, com tranquilidade, sobre Diabetes.

A importância do diabetes é ,também , porque se tornou um problema de saúde pública, além da perda da qualidade de vida.

A previsão de diabéticos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Endocrinologia , é de mais de 10 milhões de pessoas. Metade dessas, ou seja , 5 milhões , não sabem que a tem, reduzindo desta forma , em 10 anos a expectativa de vida e até mesmo , triplicando, pelas suas complicações, havendo, consequentemente, o aumento dos gastos da saúde pública com internações e procedimentos.
Diabetes é o aumento de açúcar no sangue (glicemia). Esse  açúcar vem através do açúcar que conhecemos e através dos carboidratos, os quais se transformam , por exemplo: pães, biscoitos, bolachas, pizzas, tapioca, farinha, macarrão, por vezes sem o gosto doce.
Não que devamos deixar de comer, mas termos equilíbrio na nossa dieta. Menos carboidratos, mais legumes, verduras e frutas e uma proteína ( peixe , frango , carne ). Existe a taxa normal de glicemia no nosso organismo e essa varia com o jejum, depois de comer e após algumas horas das refeições. Em jejum de 70 a 100 mg /dl coletado o sangue , logicamente, após 8 a 12 de jejum e após 2h das refeições 140 mg/dl . Pode ser *detectado*pelo exame de urina, também. ( inicialmente não é o ideal).

Como funciona esse controle?

Os alimentos ingeridos (carboidratos) após digestão, se transformam em açúcar , são absorvidos no intestino e chegam ao sangue. E para que a glicemia não suba muito, que seria muito prejudicial para nós , abordarei daqui a pouco, a função do pâncreas que produz uma substância, chamada “insulina”.

Nossas células precisam de energia que vêm, principalmente, pelos carboidratos. Chegam pelo sangue e são recebidas pelas células através de receptores, para exercermos nossas funções vitais.

Esse açúcar vem de duas formas : uma interna , liberada pelo fígado( que tem uma reserva para nossa necessidade) e uma externa , pelos alimentos.

A Insulina tem duas funções : uma , de facilitar a entrada na célula como se fosse uma chave e a célula ,  uma fechadura. Assim, a primeira(insulina) abre porta na segunda(célula), retirando o açúcar do sangue.
A segunda função é cortar a produção de açúcar produzido internamente no fígado. ( início do texto).

Então, com o diabetes, esse processo é interrompido. Pois, uma pessoa diabético, pode não ter as chaves ou poucas chaves (insulina) para abrir as portas (células) ou ter poucas fechaduras nas mesmas.
Desta forma, o açúcar acumula acima da quantidade normal no sangue. E como o sangue corre nos vasos (veias e artérias) pelo corpo todo podem fazer lesões que agravam o diabético.

O açúcar (glicemia) elevado é irritativo na parede interna desses vasos (endotélio) que pode gerar formações de trombos( coágulos) que causam obstruções de vários órgãos. Se atingirem os vasos do cérebro, gerarão o derrame (AVC); no coração, infarto; no olho (retina), cegueira ; no * rim , insuficiência renal, sendo necessária,muitas vezes , fazer hemodiálise e transplante renal (meu caso), na pele e músculo, feridas ; e se for em membros, as amputações, entre outras.
E por consequência, a redução da qualidade e expectativa de vida. Sofrimento para o paciente, familiares e amigos.
Existem 2 tipos de diabetes, a chamada tipo 1, que depende de insulina( insulina-dependente) e a do tipo 2 que , inicialmente, não necessita de insulina ( não insulino-dependente).

O diabetes tipo 1, o corpo (pâncreas) produz pouca ou nenhuma insulina ( chaves), sendo necessário o uso de insulina sintética ( em torno de apenas 10% dos casos), acometendo pessoas mais jovens , antes dos 30/ 40 anos , incluindo crianças .
O tipo 2 , acontece em pessoas mais velhas, correspondendo de 90 a 95% dos casos . A insulina é produzida em quantidade normal ou aumentada (chaves), porém não ajuda a célula a utilizar a glicose, pois a pessoa tem pouca quantidade de fechaduras (receptores) nas células, determinando que esta pessoa deve ser resistente à insulina( resistência insulínica). Pode acontecer em pessoas de mais de 40 anos, com sobrepeso , pós estresse de ferimentos ou infecções, na gravidez e com história familiar. É hereditário.

O corpo tem mecanismos para retirar o excesso de açúcar no sangue, através da urina. E por aí podem ser verificados o aparecimento dosp rincipais sintomas do diabetes. A poliúria ( eliminação de grande volume de urina), por vezes, é percebida pela presença de formiga no local onde se urinou. Como a pessoa urina muito, perde muita água, gerando outro sintoma comum, a polidpsia, sede intensa. Com a perda de açúcar, que seria a fonte de energia, o corpo passa a tentar usar outras fontes de energia: gorduras e proteínas (músculo) levando a outro sintoma, muita fome (polifagia). A pessoa come muito e na grande maioria, emagrece, sem outra explicação. A visão pode ficar turva , cansaço e indisposição.
Os sintomas inicias mais comuns são conhecidos como as 3 POLIS, descritos acima ( Poliúria, Polipsia e Polifagia).
Acontecem mais em pessoas acima de 40 anos,  com sobrepeso, história familiar, pós estresse por infecções e ferimentos, na gravidez .

Então , perder peso, atividades físicas orientadas, tipo caminhadas, a alimentação de qualidade , equilibrada, podem ser os únicos tratamentos chamados não medicamentosos e ou associados a remédios que ajudam a melhorar receptores (fechaduras das células) entre outros, naturais , que poderemos usar com muito critério e orientação. O que serve para alguém da família , vizinho e amigo, podem não servir para você.

Deus te fez único no universo. Você é sacral.

Procurar um médico é fundamental para essa definição. O tratamento é multidisciplinar (nutrólogo, nutricionista, preparador físico, psicólogo, entre outros, é de grande importância.
Na verdade, todas as pessoas deviam pensar como “diabéticos” , pois a qualidade de vida é o fundamental. Alimentação adequada, atividade física, redução de estresse, espiritualidade, lazer, amigos.
Isso mesmo: vida boa, em abundância!
E nesse momento, Deus pode estar “puxando”nossa orelha, pois nos ama , para cuidarmos do templo do Espírito Santo ou sermos mensageiros para os outros, alertando para o diabetes.

Fiquem na Paz e no Bem.